Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Sindicatos de médicos agendam greve conjunta para maio

Os dois sindicatos médicos decidiram hoje convocar uma greve nacional conjunta para os dias 08, 09 e 10 de maio.

Sindicatos de médicos agendam greve conjunta para maio
Notícias ao Minuto

17:34 - 19/03/18 por Lusa

País Carreira

A decisão foi anunciada à agência Lusa no final de uma reunião do Forum Médico pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

A FNAM tinha inicialmente previstos três dias de greve para abril, mas, segundo o dirigente João Proença, os dois sindicatos decidiram convergir e agendar uma paralisação conjunta de três dias para maio.

Entre as reivindicações dos sindicatos tem estado a redução da lista de utentes por médico de família e a diminuição de 18 para 12 horas semanais de serviço de urgência obrigatório.

A FNAM tem prevista uma manifestação para o primeiro dia de greve, 08 de maio, em Lisboa, uma ação de protesto à qual o SIM não se associa para já.

Segundo o secretário-geral do SIM, Roque da Cunha, este sindicato vai "concentrar-se em primeiro lugar nas negociações" com o Governo.

Roque da Cunha enalteceu, contudo, a "convergência na ação" das duas estruturas sindicais relativamente aos dias de greve.

O dirigente da FNAM, João Proença, diz que a paralisação serve para tentar travar a atual política do Ministério da Saúde e para que seja alcançada "a dignidade dos médicos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório