Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Agricultores de Portalegre aliviados, mas descapitalizados

Os agricultores de Portalegre suspiram de alívio com as chuvadas das últimas semanas, que permitiram garantir o abeberamento do gado, embora a alimentação continue a ser feita "à mão" e a seca os tenha deixado descapitalizados.

Agricultores de Portalegre aliviados, mas descapitalizados
Notícias ao Minuto

14:24 - 19/03/18 por Lusa

País Seca

"O panorama mudou, mas não atenuou os prejuízos que já tivemos e todos os investimentos que temos tido para alimentar os animais à mão, situação que continua", disse hoje à agência Lusa a presidente da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP), Fermelinda Carvalho.

Segundo a dirigente associativa, "não é por ter chovido três semanas" que as pastagens naturais se desenvolveram com celeridade", estando, por isso, os agricultores "mais otimistas" por um lado, mas ao mesmo tempo "descapitalizados".

"O que é importante explicar é a questão das pastagens naturais, elas têm o seu ciclo e esse já passou. Por mais que chova agora as pastagens já não se vão desenvolver como se fosse no período normal, nomeadamente em novembro e dezembro", explicou.

No entanto, a presidente da AADP reconheceu que "estas chuvas têm sido fantásticas", tendo "assegurado" o abeberamento do gado e permitido "uma melhoria significativa" do estado dos campos, situação que "já ninguém estava à espera".

De acordo com Fermelinda Carvalho, o problema está "praticamente resolvido" ao nível dos furos, das pequenas charcas e barragens.

A precipitação que tem sido registada no Alto Alentejo leva também a dirigente a afirmar que as searas vão poder recuperar, depois de "muitas delas", no período forte de seca, terem estado "no limite".

A presidente da AADP disse ainda acreditar que, face às previsões do tempo, as culturas de regadio "também podem vir a ser asseguradas".

Agricultor no concelho de Campo Maior, no distrito de Portalegre, Luís Machado tinha, até ao final do mês de fevereiro, de percorrer todos os dias 14 quilómetros (ida e volta) até à albufeira mais próxima para garantir o abeberamento aos mais de 230 bovinos que pastam na sua exploração.

"A situação inverteu-se, tendo acabado há cerca de 15 dias os transportes de água da albufeira do Abrilongo até à herdade. É o dia ao pé da noite", disse hoje o agricultor à Lusa.

Os poços, noras e a barragem da herdade de Luís Machado tinham secado em abril do ano passado, situação que, entretanto, se alterou.

"A minha charca já está a deitar água fora. Também fiz um furo que deu muita água, felizmente", acrescentou.

O agricultor observou ainda que as pastagens "estão a recuperar", bem como as culturas de aveia e trigo.

"O aspeto do campo é completamente diferente. Agora não pode deixar de chover e ficar o tempo seco até outubro", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório