Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Quatro fardos de borracha encontrados em praias de Viana do Castelo

Quatro fardos com borracha, com cerca de 80 quilos cada, que deram à costa de Viana do Castelo, no domingo, vão ser removidos hoje, disse à Lusa o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima local.

Quatro fardos de borracha encontrados em praias de Viana do Castelo
Notícias ao Minuto

12:11 - 19/03/18 por Lusa

País Polícia marítima

Raul Risso explicou que os fardos com borracha em estado primário e compactada foram encontrados na costa das freguesias de Afife, Areosa (a norte do castelo da Praia Norte) e, em Vila Nova de Aanha, na praia do Rodanho.

O responsável adiantou que "os trabalhos de remoção dos fardos deverá ficar concluída hoje em articulação com as Juntas de Freguesia".

Contactado pela agência Lusa, o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima de Caminha, Pedro Miguel Cervaens Costa, disse que, "até ao momento não foi encontrado nenhum fardo na sua área de jurisdição".

Na sexta-feira, pelo menos oito daqueles fardos tinha dado à costa portuguesa, suspeitando-se que caíram de um navio, disse fonte da Polícia Marítima.

Afastando as suspeitas iniciais de que poderia tratar-se de fardos de haxixe, Rodrigues Campos, da Capitania do Porto do Douro, disse que os fardos são compostos de "uma borracha em estado primário".

"Não é droga, aparentemente é uma borracha em estado primário, compactada, que possivelmente caiu de um navio e que está a aparecer ao longo da costa marítima portuguesa", disse Rodrigues Campos à agência Lusa, acrescentando que podem aparecer mais fardos deste tipo.

Na segunda-feira dois fardos de cerca de 80 quilos e que então se supunha serem de haxixe foram encontrados nas praias de Quebrada, em Lavra, Matosinhos, e da Baía, em Espinho.

Já na quinta-feira, foram encontrados mais três fardos com o mesmo peso e características na zona de Miramar (Vila Nova de Gaia), outro em Cascais no início desta semana, mais um fardo em Matosinhos (além do recolhido na praia de Quebrada na segunda-feira), e ainda outro no distrito de Aveiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório