Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Dados oficiais: "Há 42 casos de sarampo confirmados" e 117 suspeitos

Para lá dos 42 casos confirmados de sarampo, há 117 suspeitos, entre eles uma bebé de 12 meses.

Dados oficiais: "Há 42 casos de sarampo confirmados" e 117 suspeitos
Notícias ao Minuto

10:37 - 19/03/18 por Filipa Matias Pereira

País Carreira

De acordo com os últimos dados oficiais, há 42 casos confirmados de sarampo e 117 suspeitos, onde se inclui uma criança de 12 meses, "que tem um prognóstico favorável". A informação foi divulgada esta segunda-feira de manhã por Fernando Araújo, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que, em declarações aos jornalistas, esclareceu ainda que há 39 casos a aguardar confirmação. 

Quanto aos perfis dos casos infetados, adiantou Fernando Araújo, “tratam-se de adultos jovens, maioritariamente profissionais de saúde que estavam vacinados”.

O secretário de Estado aproveitou ainda a oportunidade para esclarecer que a suspeita que havia em Braga, lançada ontem, acabou por não se confirmar: “O caso suspeito de Braga acabou por ser infirmado [não validado]”.

A maioria dos casos, recorde-se, está centralizada no Porto, no Hospital de Santo António, e até ao momento há “apenas um caso” fora desta área geográfica, mais precisamente uma mulher de Pombal que deu entrada no serviço de urgências da unidade hospitalar da região na madrugada deste domingo. Ao que tudo indica, “esta senhora deverá ter tido contacto com o caso do homem francês”, que se supõe ter sido o primeiro paciente infetado no âmbito deste surto.

Já relativamente ao número de casos internados, “três deles estão no Hospital de Santo António, outro no Hospital de São João e outro ainda no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos”. Porém, realçou Fernando Araújo, “destes casos internados apenas um está confirmado, sendo que os outros estão ainda sob avaliação”. De salientar que “estes casos internados não confirmados são pouco prováveis, mas vamos esperar pelos dados laboratoriais”, salvaguardou o governante.

Face às circunstâncias, “vale a pena sublinhar que, em caso de dúvidas, as pessoas devem ligar para a linha de Saúde 24 que estará disponível para prestar esclarecimentos e informar para onde os pacientes se devem dirigir”, advertiu o secretário de Estado. 

Relativamente a este surto, embora “possam surgir novos casos” e “noutras regiões geográficas”, do ponto de vista clínico, “a sua evolução é muito favorável”. Fernando Araújo referiu ainda que na reunião desta manhã, onde estiveram presentes responsáveis de todos os hospitais, a Direção-Geral da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e o departamento de saúde pública da Administração Regional de Saúde, ficou claro que esta “curva do sarampo é uma característica deste tipo de surtos em populações com elevado índice de vacinação. Recordo que na região norte 97% a 98% das pessoas estão vacinadas ou já tiveram contacto com a doença”.

Este surto está, no entendimento do secretário de Estado, “em fase de controlo, de acordo com as características previsíveis e, portanto, temos uma atuação muito concreta com todas as unidade de saúde, no sentido de manter esta vigilância ativa pela procura de novos casos e apostando na vacinação de profissionais de saúde, que têm elevado risco. Estamos confiantes que a evolução ocorrerá de forma natural face à situação concreta”, rematou o reponsável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório