Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Número de casos de Sarampo volta a subir. Já são 36 confirmados

Até às 18 horas deste sábado foram reportados, na região Norte, 87 casos suspeitos de Sarampo, a maioria dos quais com ligação ao Hospital de Santo António, no Porto, refere a DGS.

Número de casos de Sarampo volta a subir. Já são 36 confirmados
Notícias ao Minuto

20:22 - 17/03/18 por Filipa Matias Pereira

País DGS

A mais recente confirmação da Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta que, até às 18h deste sábado, dos 87 casos suspeitos de Sarampo, a maioria dos quais com ligação ao Hospital de Santo António, no Porto, 36 estão confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, dá conta o comunicado. Relativamente aos restantes casos, 25 foram invalidados e 26 aguardam resultado laboratorial.

Ainda de acordo com o comunicado da DGS, todos os casos reportados referem-se a adultos, “estando um deles internado em situação clínica estável”.

Dadas as circunstâncias, até às 12 horas de hoje foram administradas 890 doses de vacina VASPR (Sarampo, Parotidite e Rubéola) a profissionais do Hospital de Santo António.

Recorde-se que o vírus do Sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Para além disso, “os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea”.

Já os sintomas, geralmente surgem entre 10 a 12 dias depois de a pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal, esclarece a DGS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório