Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Mau tempo não arreda pé: Prevê-se chuva, mar agitado e até neve

Nove barras de Portugal continental estão hoje fechadas à navegação e duas estão condicionadas devido à previsão de forte agitação marítima, segundo a Marinha Portuguesa. A chuva e a neve, essas, também estão previstas para esta sexta-feira.

Mau tempo não arreda pé: Prevê-se chuva, mar agitado e até neve
Notícias ao Minuto

06:44 - 16/03/18 por Lusa

País Mau tempo

De acordo com a informação disponível no site da Marinha, estão fechadas à navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto e Ericeira.

As barras de Viana do Castelo e Aveiro estão fechadas apenas a embarcações com 30 e 35 metros, respetivamente.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou toda a costa portuguesa sob aviso amarelo.

O aviso, emitido devido à previsão de ondas de noroeste com 4 a 5 metros, vai estar em vigor até às 18:00 de hoje.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do Norte e Centro, aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

A previsão aponta ainda para queda de neve acima de 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro, vento fraco a moderado do quadrante oeste, sendo moderado a forte no litoral e nas terras altas e pequena descida da temperatura mínima. Em Montalegre,  700 alunos  começaram o fim de semana mais cedo, uma vez que as aulas foram suspensas por precaução devido à queda de neve que se verificou durante a noite passada. A queda de neve levou ainda ao corte de estradas na Serra do Montemuro, em Viseu. 

As temperaturas mínimas vão variar entre -1 (na Guarda) e os 08 graus (em Faro) e as máximas entre 06 graus Celsius (na Guarda) e os 16 (em Faro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório