Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Lista para Associação dos Juízes quer escolha de presidentes das comarcas

A lista "Juntos fazemos melhor" às eleições para a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) defende que os juízes presidentes das comarcas devem ser eleitos entre pares em vez de nomeados pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM).

Lista para Associação dos Juízes quer escolha de presidentes das comarcas
Notícias ao Minuto

15:13 - 15/03/18 por Lusa

País ASJP

urgente regulamentar os poderes do juiz presidente da comarca e dos Tribunais Administrativos e Fiscais (TAF), criando-se simultaneamente mecanismos jurídicos eficazes de defesa contra determinações por aqueles proferidas", lê-se no programa da lista encabeçada pela juíza desembargadora Adelina Barradas de Oliveira.

A Lista C considera que o Conselho Superior da Magistratura (CSM) deve ser constituído "maioritariamente por juízes" e teme um retrocesso nos estatutos dos magistrados judiciais, documento que desde 2014 aguarda aprovação.

Outro dos temas abordado no programa eleitoral é a desmaterialização dos processos, com os candidatos a considerarem urgente "reivindicar a existência de um apoio em permanência de técnicos informáticos que resolvam diferentes problemas verificados no CITIUS e no SITAF ou, simplesmente, no equipamento informático disponível" dos magistrados.

Os candidatos da Lista C advogam também uma alteração na forma de eleição também a legitimação da representação do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) através de um processo eleitoral universal, no qual os juízes de todas as instâncias possam votar e que o acesso ao STJ seja alargado à base dos candidatos juizes

Considerando que "a comunicação é vital" a lista propõe a criação de um gabinete de comunicação na associação, defendendo "uma visão de modelo de justiça moderno, cujo centro seja um juiz independente, soberano, livre, responsável, com um padrão socioeconómico digno e ajustado a essa responsabilidade e independência, bem como a uma exclusividade necessária e respeitada".

Entre os temas sindicais, a lista C exige uma revisão dos vencimentos dos magistrados judiciais, tendo em conta a exclusividade das funções e o desbloqueamento de carreiras e chama a atenção para algumas discrepâncias.

"Preocupam-nos, no que concerne aos TAF, o facto de nem todos os juízes dos Tribunais Tributários e dos Tribunais Administrativos de Círculo auferirem para as mesmas funções um mesmo vencimento. Exige-se a defesa da melhoria das condições físicas dos Tribunais Judiciais e Administrativos e Fiscais, pugnando-se por um mais adequado redesenho organizativo destes, no sentido de se poder prestar um serviço de forma eficaz, útil e em tempo razoável.

Um limite máximo para as comissões de serviço, a reposição da idade de jubilação aos 60 anos, a valorização da imagem do poder judicial e uma alteração do regime de inspeções são outros dos temas defendidos no programa eleitoral.

A Lista C concorre às eleições de sábado com Adelina Barradas de Oliveira para presidente, o juiz desembargador Agostinho Soares tores para vice -Presidente e Cristina Henriques Esteves, do tribunal de Instrução Criminal

de Cascais para secretária geral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório