Meteorologia

  • 21 JUNHO 2018
Tempo
28º
MIN 26º MÁX 30º

Edição

Brazelton ajudou a fortelecer os laços de paixão entre a família e o bebé

O pediatra Gomes Pedro lamentou hoje a morte do pedagogo Berry Brazelton, sublinhando o "extraordinário contributo" dos seus métodos para o fortalecimento dos laços de paixão entre a família e o bebé.

Brazelton ajudou a fortelecer os laços de paixão entre a família e o bebé
Notícias ao Minuto

11:18 - 14/03/18 por Lusa

País Gomes Pedro

O médico, que preside ao Centro Brazelton em Portugal, classificou a morte de Berry Brazelton, ocorrida terça-feira, como uma "perda tremenda para todas aqueles que tiveram o privilégio de aprender e difundir o seu alvo de intervenção", disse à Lusa.

Autor de inúmeras obras literárias, nomeadamente "O grande livro da criança", Brazelton foi "um criador de qualquer coisa fundamental como a avaliação comportamental «touchpoints» para fortalecer os primeiros laços de paixão da família pelo bebé".

O modelo «touchpoints» consiste numa abordagem teórica e prática de um modelo de desenvolvimento perspetivado em torno de momentos chave, focado no bebé/criança e centrado na família, que visa potenciar a competência parental na construção da relação pais-filhos e criar uma aliança entre os pais e os profissionais que fazem parte do seu sistema.

Em Portugal, o modelo já é aplicado por vários pediatras e Gomes Pedro, que preside a um centro Brazelton, inaugurado pelo próprio, acredita que existem "ótimos profissionais" com capacidade para o desenvolver.

Para o médico português, Brazelton "demonstrou que o desenvolvimento humano não é uma trajetória meramente linear, mas de patamares, socalcos, correspondentes a crises e respetiva reorganização, por parte do bebé e da família".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.