Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 16º

Edição

António Costa agradece homenagem ao "grande europeu" Mário Soares

O primeiro-ministro, António Costa, recordou hoje o legado de Mário Soares, agradecendo a homenagem prestada pelo Parlamento Europeu (PE) a um "grande europeu".

António Costa agradece homenagem ao "grande europeu" Mário Soares
Notícias ao Minuto

09:55 - 14/03/18 por Lusa

País parlamento europeu

"Mais do que uma moeda única, mais do que um mercado interno, a Europa é uma comunidade de valores. Ser europeu é pertencer a um sistema comum de valores: a paz, a defesa incondicional da democracia, o primado do Estado de direito, a liberdade, a igualdade, a dignidade da pessoa humana, a solidariedade", enumerou o primeiro-ministro português, no seu discurso no hemiciclo de Estrasburgo, no quadro do ciclo de debates sobre o futuro da UE com chefes de Estado e de Governo no PE.

António Costa lembrou que foram esses os valores que trouxeram Portugal à Europa, assim como a vontade de consolidar "a democracia reconquistada", e de poder partilhar "um espaço comum de liberdade, de segurança, de paz e de prosperidade".

"Foi esta a visão de Mário Soares, que subscreveu o pedido de adesão de Portugal à CEE, logo em 1977, e assinou o Tratado de Adesão em 1985. E aproveito para agradecer, mais uma vez, ao presidente [Antonio] Tajani, a homenagem que o Parlamento prestou a este grande Europeu e seu antigo membro", disse, dirigindo-se ao presidente do PE.

Em 31 de janeiro, o Parlamento Europeu homenageou o antigo chefe de Estado e de Governo português, atribuindo o seu nome a uma das salas da assembleia em Bruxelas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório