Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Portugueses falham na hora de devolver bens. Marias são mais confiáveis

Uma empresa britânica realizou uma experiência social em que pôs à prova os portugueses na hora de devolver artigos perdidos. Apenas 25% dos portugueses o fizeram, sendo as Marias as mais confiáveis, seguidas pelas Anas. Já entre os homens, é preferível confiar em quem se chama João.

Notícias ao Minuto

10:38 - 14/03/18 por Tiago Miguel Simões

País Experiência

A empresa britânica My Nametags, que comercializa etiquetas personalizadas, veio até ao nosso país para realizar uma experiência social em que os portugueses não ficaram bem vistos.

A marca começou por distribuir 200 ursos de Norte a Sul de Portugal com uma etiqueta em que estava escrito o nome e contacto dos ‘donos’ dos ursos. A ação que decorreu em janeiro foi realizada em 10 cidades diferentes. Qual terá sido a mais generosa e solidária na hora de devolver ao dono o seu pertence perdido? Faro, mesmo tendo tido apenas uma taxa de devolução de 40% de chamadas realizadas. Um valor que, ainda assim, ficou bem acima da média portuguesa que se revelou de 25%.

E na hora de confiar em alguém, opte sempre por uma Maria. O estudo provou que as pessoas com o nome Maria foram as que mais ligaram com o intuito de devolver o peluche que haviam encontrado. Seguiram-se os nomes Ana e João. 

Após analisar os resultados, Lars Andersen, responsável pela My Nametags, comenta que “é engraçado quando pensamos em Portugal, o nome Maria vem-nos logo à memória e aqui observamos que o nome foi um dos que se repetiu mais vezes. Foi curioso que em muitos telefonemas, ao explicarmos o motivo da ação, as pessoas se mostravam logo disponíveis para dar continuidade ao estudo e largarem o urso num outro local. Estamos muito satisfeitos por termos replicado esta ação em Portugal e a relativa baixa percentagem de resposta foi claramente compensada com a simpatia dos nossos benfeitores a quem estamos muito gratos pela participação”. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório