Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Cabo para desencalhar cargueiro espanhol já se encontra a bordo

O cabo que irá permitir ao rebocador puxar o navio espanhol encalhado na foz do Tejo está a ser distribuído por diversos pontos estruturais do mesmo, avançou à Lusa o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional.

Cabo para desencalhar cargueiro espanhol já se encontra a bordo
Notícias ao Minuto

13:49 - 13/03/18 por Lusa

País Autoridade marítima

"O cabo de reboque já se encontra a bordo. Nesta fase está a ser distribuído por diversos pontos estruturais fortes do navio que foram identificados e logo que esta situação esteja concluída ficam reunidas as condições para se iniciar a tentativa de desencalhe do navio", explicou o comandante Fernando Pereira da Fonseca.

De acordo com o responsável, houve um primeiro revés no início da operação, tendo a manobra sido "temporariamente interrompida" devido a uma falha de energia a bordo do cargueiro, tendo sido, entretanto, já retomada a energia por parte da tripulação da embarcação.

Fernando Pereira da Fonseca explicou ainda que as condições atuais de mar permitem a realização do trabalho de desencalhe, salientando, contudo, não poder precisar se a manobra irá ou não acontecer ainda durante a preia-mar que ocorre desde cerca das 13:00.

"Está a acontecer ao momento. Irá ser avaliado pela empresa que está a proceder à tentativa de desencalhe do navio, caso considerem ser possível iniciam a manobra, senão terão de esperar pela próxima oportunidade de preia-mar, que será no final do dia de hoje", referiu.

O "Betanzos", com 10 tripulantes a bordo, encalhou na madrugada de terça-feira, cerca das 01:00, à saída da barra de Lisboa, após uma falha total de energia e da tentativa de fundear.

A bordo do navio estão 130 toneladas de combustível e 20 toneladas de resíduos oleosos, mas segundo o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, na ausência de danos estruturais, o risco de derrame é baixo.

Na quinta-feira, como medida de precaução devido ao mau tempo, dez tripulantes e quatro elementos técnicos foram resgatados do navio pelo helicóptero da Força Aérea Portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório