Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Incêndios: Unidade de Missão quer mais recursos humanos para o cadastro

O coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, João Paulo Catarino, defendeu hoje a necessidade de "aumentar substancialmente" os recursos humanos para o projeto-piloto do cadastro das propriedades florestais.

Incêndios: Unidade de Missão quer mais recursos humanos para o cadastro
Notícias ao Minuto

23:27 - 12/03/18 por Lusa

País Projeto

"Precisamos de aumentar substancialmente os recursos - acima de tudo humanos -, para que o processo seja mais rápido", afirmou João Paulo Catarino aos jornalistas, após uma reunião com a comissão parlamentar da Agricultura e Mar, em Pedrógão Grande.

Questionado pela agência Lusa, o coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI) sublinhou que só nos sete municípios do Pinhal Interior envolvidos no projeto-piloto (de um total de dez) há "mais de meio milhão de prédios rústicos".

"Proença-a-Nova tem 140 mil prédios rústicos. Se dividirmos por 200 ou 250 dias, vemos quantos registos é que se teriam de fazer num dia para no final do ano ter o processo concluído. Não é possível", notou João Paulo Catarino, fazendo alusão ao limite temporal do projeto, que termina em dezembro deste ano.

Segundo o responsável pela UMVI, face aos recursos disponíveis, já não se conseguem "fazer mais agendamentos" até ao limite temporal estabelecido.

"É um problema que se terá de ultrapassar com mais recursos", vincou.

De acordo com João Paulo Catarino, a fórmula para o cadastro "está encontrada, [mas] precisará de ser afinada" e de ser trabalhada com os diversos agentes locais, além de que deve ser alargada ao resto do país.

No âmbito da reforma da floresta, o Governo arrancou em novembro com um projeto-piloto do cadastro, que decorre em dez municípios: Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Penela, Sertã, Caminha, Alfândega da Fé e Proença-a-Nova.

A área total dos dez concelhos é de 245.821 hectares, dispersos por 64 freguesias, onde vivem 73.981 habitantes, de acordo com dados do Ministério da Justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório