Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Alerta: Ondas podem chegar aos 15 metros devido à tempestade Félix

A passagem da tempestade Félix pela zona Norte de Portugal está a agravar as condições do estado do tempo.

Alerta: Ondas podem chegar aos 15 metros devido à tempestade Félix
Notícias ao Minuto

12:18 - 09/03/18 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

País Autoridades

O comandante Fernando da Fonseca, da Marinha, referiu que o “estado do mar já se começou a agravar” e que o “pico mais forte será sentido na madrugada de sábado para domingo”.

Em declarações aos jornalistas, a partir do Instituo Hidrográfico de Lisboa, o comandante disse que são esperadas ondas entre “12 a 13 metros e uma ondulação comprida que vai chegar à costa com muita intensidade”.

Mas não só. “Poderão ocorrer picos com ondas a atingirem os 15 metros de altura e pode acontecer haver um galgamento das zonas costeiras mais baixas que normalmente não acontece”, alertou.

Por isso, as autoridades sublinham que as “pessoas têm que ter um comportamento de segurança e evitar situações de risco”. Esta prevenção foca-se, essencialmente, em “evitar a orla costeira, evitar tirar fotografias ao estado do mar e ter em atenção as indicações dadas pelas capitanias, em especial os pescadores e os praticantes de atividades desportivas marítimas”.

O tenente Quaresma dos Santos, do Instituto Hidrográfico, explicou que este tipo de ondulação é "excecional" e que só ocorre "duas ou três vezes por ano", o que leva a que algumas barras que tradicionalmente não são fechadas venham a encerrar, confirmando que o pico da agitação marítima vai ocorrer na noite de sábado e madrugada de domingo, "atingindo toda a costa oeste, sendo o Algarve a região menos afetada".

O responsável por este agravamento do estado do mar, explicou, é a tempestade Félix, que está a ser acompanhada operacionalmente pela Marinha e que, está neste momento, a atravessar o setor Norte do território nacional com vento muito forte que provoca "uma agitação marítima muito grande e energética".

De acordo com o Instituto Hidrográfico, esta tempestade começou a fazer-se sentir já esta quinta-feira nos Açores, estando hoje a afetar a Madeira, que também vai sofrer "condições meteorológicas e oceanográficas idênticas e excecionais", e a partir de sábado vai alcançar o continente.

"Vão reunir-se um conjunto de condições que a Marinha alerta por serem excecionais e por poderem provocar situações de risco ao longo da orla costeira", avançou.

O tenente Quaresma dos Santos disse ainda que, ao final da manhã de hoje, estavam seis barras fechadas, sete condicionadas e 31 abertas, mas é esperado que nas próximas horas sejam encerradas mais barras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório