Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Portugal participa em 6 de 17 projetos de cooperação europeus na Defesa

Portugal vai participar em seis dos 17 projetos criados no âmbito do roteiro para a aplicação da Cooperação Estruturada Permanente (CEP), hoje adotado em Bruxelas, disse o ministro da Defesa, José Azeredo Lopes.

Portugal participa em 6 de 17 projetos de cooperação europeus na Defesa
Notícias ao Minuto

14:17 - 06/03/18 por Lusa

País Azeredo Lopes

Da primeira lista de 17 projetos hoje aprovada, Portugal participa em seis, "alguns com mais relevância na investigação e no desenvolvimento", disse Azeredo Lopes, que hoje participa na reunião dos ministros da Defesa da União Europeia, que decorre em Bruxelas.

O ministro da Defesa destacou a participação portuguesa num projeto na área da investigação e inovação, de engenhos subaquáticos e anti minas, e o da mobilidade militar, "com uma dimensão mais logística", que garante menos burocracia e maior rapidez entre a decisão e a operação.

O roteiro hoje adotado pelos ministros da Defesa da União Europeia "define a direção e a orientação estratégica para estruturar os próximos trabalhos tanto no que diz respeito aos processos como à governação, inclusive para os projetos e a sequência em que devem ser cumpridos os compromissos", segundo uma nota de imprensa do Conselho.

No documento é ainda definido que as regras de governação comum para os projetos deverão ser adotadas até ao final de junho de 2018.

Os 25 Estados-Membros participantes na CEP são os seguintes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório