Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Operação e-toupeira: PJ confirma detenções por corrupção ativa

Em comunicado enviado às redações, a Polícia Judiciária confirma que foram feitas duas detenções por, entre outros, crimes, corrupção ativa. Apesar de no comunicado não se referir o nome de Paulo Gonçalves, é possível fazer a associação da Operação e-toupeira à detenção do assessor jurídico do Benfica.

Operação e-toupeira: PJ confirma detenções por corrupção ativa
Notícias ao Minuto

10:49 - 06/03/18 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País Polícia Judiciária

Esta terça-feira, dois homens foram detidos pela presumível prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, acesso ilegítimo, violação de segredo de justiça, falsidade informática e favorecimento pessoal. A operação, batizada de e-toupeira, foi levada a cabo pela Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção.

Esta operação, cujos autos correm no DIAP de Lisboa, envolveu cerca de 50 elementos da Polícia Judiciária, um juiz de instrução criminal e dois magistrados do Ministério Público, responsáveis pela realização de trinta buscas nas áreas do Porto, Fafe, Guimarães, Santarém e Lisboa que levaram “à apreensão de relevantes elementos probatórios”, refere o comunicado enviado às redações.

A investigação teve início há quase meio ano, detalha a Polícia Judiciária, e os arguidos serão sujeitos a primeiro interrogatório judicial.

A investigação prossegue com vista à continuação de recolha de prova e ao apuramento dos benefícios ilegítimos obtidos, revela ainda a mesma nota de imprensa.

Embora não resulte clara a associação ao nome de Paulo Gonçalves, é possível estabelecer a ligação da Operação e-toupeira à detenção do assessor jurídico do Benfica.

O inquérito corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

Entretanto, também a Procuradoria-Geral de Lisboa confirmou, na sua página na internet, que decorre um inquérito relacionado com "a prática de acessos por funcionários a diversos inquéritos em segredo de justiça para obtenção de informação sobre diligências em curso, informações que eram depois transmitidas ao assessor da administração de uma sociedade anónima desportiva a troco de vantagens".

A PGDL não refere que a sociedade anónima desportiva é a SAD do Benfica.

Uma fonte ligada ao processo, saliente-se, disse hoje de manhã à agência Lusa que o assessor jurídico do Benfica Paulo Gonçalves tinha sido detido no âmbito do caso dos emails.

Paulo Gonçalves foi constituído arguido no caso dos emails em 19 de outubro, na sequência de buscas da Policia Judiciária ao clube.

Desde maio que o diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, tem acusado o Benfica de influenciar o setor da arbitragem e apresentou alegadas mensagens de correio eletrónico de responsáveis 'encarnados', nomeadamente de Paulo Gonçalves e Luís Filipe Vieira.

De acordo com informações avançadas pela Sábado, também terá sido detido um técnico de informática do Instituto de Gestão Financeira e Equipamento da Justiça (IGFEJ), por suspeitas de corrupção passiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório