Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Palmas e respeito das chefias marcam regresso a casa de militares

A força portuguesa ao serviço da ONU na República Centro Africana regressou hoje a casa com aplausos e abraços de centenas de familiares e elogios das chefias à dignidade com que cumpriram durante seis meses a missão.

Palmas e respeito das chefias marcam regresso a casa de militares
Notícias ao Minuto

06:15 - 06/03/18 por Lusa

País ONU

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro, afirmou que os 159 militares merecem respeito "pela forma digna e competente" como cumpriram a sua parte na missão das Nações Unidas para a estabilização daquele país.

Em ação desde setembro de 2017, "tiveram de lidar com ameaças permanentes, um ambiente político, social e militar complexo, elevado ritmo e duração operacional muito acima do adequado para uma força desta natureza", afirmou.

O secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, afirmou que "o mundo não pode ficar indiferente" perante os grupos armados que atuam na República Centro Africano, que a pretexto de interesses diferentes exercem "extorsão e violência sobre as populações".

Os militares portugueses da segunda força de reação rápida da missão, na sua maioria Comandos, mas também com uma equipa de quatro elementos da Força Aérea, "salvaram vidas e melhoraram as vidas de milhares" de pessoas, vincou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório