Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Vila Real, Bragança e Guarda sob aviso laranja devido à queda de neve

Os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda estão hoje sob aviso laranja devido à queda de neve, encontrando-se o resto do país a amarelo devido ao vento forte, chuva e agitação marítima, segundo o IPMA.

Vila Real, Bragança e Guarda sob aviso laranja devido à queda de neve
Notícias ao Minuto

08:05 - 05/03/18 por Lusa

País Mau tempo

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda vão estar sob aviso laranja até às 12h00 de hoje devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros.

O IPMA colocou também os 18 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, condições favoráveis a ocorrência de trovoada até às 12h00 de hoje.

Estão também sob aviso amarelo devido ao vento forte com rajadas até 90 quilómetros por hora até às 21h00 de hoje.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para toda a costa portuguesa por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sudoeste com 04 a 05 metros até ao final do dia de hoje.

Também a Madeira está sob aviso amarelo até às 12h00 de hoje devido à agitação marítima com ondas de oeste/noroeste com 04 a 4,5 metros, devido à chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e vento forte com rajadas até 70/80 quilómetros por hora, sendo de 100 quilómetros por hora nas terras altas.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, diminuindo de frequência na região Sul a partir do meio da tarde e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo, em especial até meio da tarde.

Está também prevista queda de neve acima de 1000/1200 metros na região Centro, sendo acima de 800/1000 metros na região Norte.

A previsão aponta ainda para vento moderado a forte do quadrante oeste, com rajadas até 90 quilómetros por hora em especial nas regiões Centro e Sul, tornando-se fraco a moderado a partir do final da tarde.

Nas terras altas, prevê-se vento forte do quadrante oeste, com rajadas até 100 quilómetros por hora até final da tarde.

O IPMA prevê ainda pequena subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro e pequena descida da máxima.

Na Madeira, prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes até ao início da manhã, vento moderado a forte do quadrante oeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora até ao início da manhã, sendo forte a muito forte até 100 quilómetros por hora e pequena subida de temperatura.

No continente, as temperaturas mínimas vão oscilar entre 01 grau (na Guarda) e 11 (em Lisboa e em Faro) e as máximas entre os 06 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro).

Na Madeira, as temperaturas vão variar no Funchal entre os 17 e 21 graus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório