Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Marinha Portuguesa em exercícios navais com congénere de Cabo Verde

Dois navios da Marinha Portuguesa chegam segunda-feira a Cabo Verde no quadro de uma missão que se prolongará até dia 16 deste mês e é enquadrada na cooperação técnico-militar bilateral, indica hoje um comunicado oficial.

Marinha Portuguesa em exercícios navais com congénere de Cabo Verde
Notícias ao Minuto

16:13 - 04/03/18 por Lusa

País Comunicado

No documento, a Marinha portuguesa dá conta de que a fragata NRP Álvares Cabral e o reabastecedor NRP Bárrio vão atracar na cidade da Praia e no porto do Mindelo (ilha de São Vicente).

Entre outros aspetos, a missão visa a partilha de conhecimento, experiência e capacidades com as Forças Armadas cabo-verdianas, e, em particular, com a sua Guarda Costeira, com quem serão realizadas ações de patrulha e fiscalização conjuntas nas águas de jurisdição deste país, à luz dos acordos estabelecidos entre os dois Estados.

A fragata Álvares Cabral irá atracar o porto da Praia entre segunda e quinta-feira, seguindo, depois, para o Mindelo, onde permanecerá entre 14 e 16 deste mês.

O navio reabastecedor, por seu lado, ficará na Praia até dia 12 deste mês.

Durante a permanência, os dois navios participarão em diversas atividades de cooperação com as Forças Armadas e a Guarda Costeira de Cabo Verde, entre as quais se destacam ações de formação, treino conjunto e demonstração de capacidades no âmbito do apoio humanitário em caso de catástrofe.

Na vertente da ação social, serão também realizadas várias ações de cariz social promovidas pela Marinha Portuguesa e por diversas associações, destacando-se a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RCID), que disponibilizou vários bens hospitalares, de construção e cariz social ao município praiense.

Por outro lado, a fragata Álvares Cabral transporta a bordo livros destinados a instituições locais, cedidos pela Biblioteca Nacional de Portugal, pelo instituto Camões, Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova e ainda pelo Agrupamento Escolar João Villaret, que faz parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, e que angariou livros com o objetivo de enriquecer a biblioteca escolar da Escola SOS Praia.

A visita de ambos os navios portugueses a Cabo Verde insere-se no âmbito da missão Iniciativa Mar Aberto, que tem como principal objetivo contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné em matéria de segurança marítima e combate às atividades ilícitas no mar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório