Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Impacto ambiental do novo terminal de contentores em Sines avaliado

O projeto para a criação de um novo terminal de contentores no Porto de Sines, no distrito de Setúbal, está em fase de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), revelou hoje a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Impacto ambiental do novo terminal de contentores em Sines avaliado
Notícias ao Minuto

16:39 - 02/03/18 por Lusa

País Ana Paula Vitorino

"Em relação ao [novo terminal de contentores] Vasco da Gama, estamos neste momento em Avaliação de Impacto Ambiental, ou seja, estamos nos procedimentos que são obrigatórios", disse hoje Ana Paula Vitorino, que falava em declarações aos jornalistas após a cerimónia de lançamento da Janela Única Logística (JUL), que decorreu em Sines.

A governante reafirmou a expectativa do Governo de "lançar este ano o concurso para o novo terminal Vasco da Gama", logo que os "procedimentos" necessários sejam concluídos, lembrando que após as "conclusões da AIA", será ainda necessário aguardar a fase de "consulta pública".

"O Governo tem muita vontade de fazer depressa, isso não quer dizer que a realidade se ajuste ou que satisfaça a vontade do Governo, tem que seguir todos os trâmites legais e assim que houver declaração de impacte ambiental lançaremos o concurso para o novo terminal Vasco da Gama", assegurou.

Além da nova infraestrutura, o processo previsto de expansão do atual terminal de contentores de Sines, designado como Terminal XXI, está atualmente, segundo a governante, em fase de "renegociação" com o "concessionário", algo que espera que "em breve dê resultados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório