Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Diogo Piçarra desiste do Festival da Canção

Depois da polémica em torno da música com que participou nas semifinais do festival, o cantor anunciou nas redes sociais que dava por terminada a sua participação. E agora, quem ocupa o seu lugar? A RTP já revelou.

Diogo Piçarra desiste do Festival da Canção
Notícias ao Minuto

21:11 - 27/02/18 por Fábio Nunes com Ana Lemos

País Música

Diogo Piçarra não vai atuar na final do Festival da Canção. O cantor anunciou a desistência da sua participação na sequência da polémica em torno da música, 'Canção do Fim', com a qual atuou nas semifinais. 

Depois da atuação surgiram imediatamente acusações de plágio, já que a música tem grandes semelhanças com uma música da IURD de 1979, como o próprio músico já tinha admitido esta segunda-feira.

"A toda esta família, informo que decidi terminar a minha participação no Festival da Canção", começa por escrever o cantor na sua página do Instagram, agradecendo o apoio de família, amigos e fãs "nas últimas 24 horas". 

"A minha posição mantém-se em relação à minha música, a consciência tranquila e cabeça erguida. Mas não pretendo alimentar mais esta nuvem. Tudo isto que se criou em torno da minha participação, já não é Música. Não quero deixar de dizer o orgulho que poderia ser representar o meu país num concurso como a Eurovisão, mas já não faz sentido nenhum sequer tentar ganhar essa oportunidade", pode ler-se.

A toda esta família, informo que decidi terminar a minha participação no Festival da Canção. Não existem palavras para agradecer todo o apoio e carinho que tenho recebido nas últimas 24 horas de colegas de profissão, amigos, família e fãs. A minha posição mantém-se em relação à minha música, a consciência tranquila e cabeça erguida. Mas não pretendo alimentar mais esta nuvem. Tudo isto que se criou em torno da minha participação, já não é Música. Não quero deixar de dizer o orgulho que poderia ser representar o meu país num concurso como a Eurovisão, mas já não faz sentido nenhum sequer tentar ganhar essa oportunidade. A minha carreira e vida não dependem disto, só depende de vocês e nesse sentido sei que estarei PARA SEMPRE bem acompanhado. A todos os concorrentes espero que saia do Festival da Canção o próximo vencedor da Eurovisão 2018, e estarei aqui, como todos os portugueses, a aplaudir de pé. Obrigado por tudo.

Uma publicação partilhada por Diogo Piçarra (@diogopicarra) a 27 de Fev, 2018 às 1:04 PST

O cantor realça que a sua carreira não depende da sua participação no Festival da Canção. "Só depende de vocês e nesse sentido sei que estarei para sempre bem acompanhado", afirma, numa alusão aos fãs. 

A terminar, Diogo Piçarra assume que espera que o vencedor do Festival da Canção conquiste uma vitória na Eurovisão.

Quem vai substituir Diogo Piçarra?

Em comunicado enviado às redações, a RTP declara que não só "compreende" como "respeita a decisão do compositor e intérprete  (...) de retirar a 'Canção do Fim' do Festival da Canção 2018", assegurando que "independentemente dos argumentos e questões colocadas sobre o tema, a RTP não duvidou em momento nenhum da integridade do artista, cuja carreira já fala por si".

A televisão pública esclarece ainda que "no lugar da primeira classificada, 'Canção do Fim', estará o tema composto por Aline Frazão e interpretado por Susana Travassos, 'Mensageira', 8º lugar na segunda semifinal", tal como estabelece o regulamento do Festival da Canção.

"O tema 'Mensageira' assume o número 760 100 802 (sorteado para Diogo Piçarra), com a contagem a iniciar-se do zero a partir de agora", lê-se no comunicado.

A final do Festival da Canção, recorde-se, realiza-se no próximo domingo, 4 de março, às 21h00 no Multiusos de Guimarães.

[Notícia atualizada às 21h43]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório