Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Em Portugal, os bombeiros estão preparados para socorrer animais?

Congresso do Hospital Veterinário Montenegro pretende que estas classes profissionais tenham alguma formação e que o assunto comece a ser falado para que se salvem mais vidas de animais.

Em Portugal, os bombeiros estão preparados para socorrer animais?
Notícias ao Minuto

07:30 - 24/02/18 por Inês André de Figueiredo

País Congresso

O XIV Congresso do Hospital Veterinário Montenegro, que se realiza este fim de semana, no Europarque de Santa Maria da Feira, irá ter uma sala de formação gratuita para “bombeiros e socorristas com uma sala de formação gratuita para que estes profissionais saibam como lidar com um animal ferido”.

Luís Montenegro, de 47 anos e médico veterinário, explicou ao Notícias ao Minuto que pretende alertar para a necessidade de os socorristas e bombeiros terem formação na assistência de animais, já que, tendo em conta os pedidos de ajudam que chegam, “não estão preparados para lidar com situações de socorro a animais”.

Pretende-se que a “iniciativa vá deixar lastro e que vá ser replicada, porque no dia a dia estes profissionais se deparam com situações em que têm também de socorrer animais”, mesmo que a sua formação seja apenas para socorro humano.

A formação deve existir até para que os socorristas se “protejam a eles próprios do dano que um animal ferido e com dores lhes possa causar”. “Os animais têm particularidades diferentes que é preciso conhecer para que o socorro seja eficiente e o prognóstico favorável”, assegura.

O ideal seria que a matéria de socorrer animais estivesse incluída nos cursos que bombeiros e socorristas têm como obrigatórios, mas o facto de a mensagem ser passada e de se entender a necessidade e importância já é relevante para estes veterinários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório