Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Revenge of the 90's: As festas exclusivas "para quem viveu nos anos 90"

As festas são pensadas ao pormenor para 'criar sensações' no público e grande parte do segredo passa pelo secretismo que rodeia o evento, garante ao Notícias ao Minuto, Miguel Galão, um dos organizadores do evento. O Revenge of the 90's comemora o seu primeiro aniversário e vendeu novamente bilhetes, perdão, disquetes, para a década da sua infância ou adolescência. Sim, millenials esta festa não é para vocês. "Todo o show é feito para quem viveu nos anos 90”.

Notícias ao Minuto

08:20 - 23/02/18 por Tiago Miguel Simões

País Primeiro aniversário

Atenção '90’s kid’s', a vossa festa preferida faz anos hoje. É verdade, as portas da ‘cápsula do tempo’ que é o Revenge of the 90’s, vão abrir-se hoje novamente para vos levar em mais uma alucinante viagem ao passado. Apertem bem o cinto porque vai ser a melhor de sempre, afirma Miguel Galão, um dos organizadores do evento, que celebra hoje o primeiro aniversário.

O tema é o circo, mas não é um circo qualquer, trata-se do ‘circo noventeiro’. Circo que conta com a colaboração do palhaço mais conhecido de todas as crianças daquela década, o Batatinha.

Tirem o pó ao vosso walkman e preparem-se para voltar a ouvir as vossas melhores cassetes. Os Anjos, os Santa Maria e Ana Malhoa são alguns dos nomes que se preparam para animar a noite. 

Para percebermos o sucesso deste fenómeno social falámos com um dos seus organizadores que nos explicou que a ideia surgiu de terem reconhecido “um ‘lack’ no mercado ou alguma falta de conteúdos válidos e de festas. "Isto aconteceu naturalmente porque além de sentirmos que o que existia deste género era muito básico, não passava de DJs a porem música dos anos 90 e, eventualmente, uma decoração ou outra muito básica”, disse, revelando também: “nós temos todos entre 30 e 40 anos e sentíamos falta de um evento onde pudéssemos viver o revivalismo daquela década , a década da nossa adolescência”.

COMUNICADO BUÉDA IMPORTANTE Pois é noventeiros lindos do nosso coração, vejam a mensagem do Batatinha! Ficou muita gente de fora e não podíamos permitir isso, por isso preparem-se, animem-se e comecem a escolher o outfit porque está festa de anos, ninguém vai esquecer! #revengeofthe90s #wearethe90skids #sagresmini #sagresninguemnospara #martini #playwithtime

Uma publicação partilhada por Revenge of the 90's (@revengeofthe90s) a 31 de Jan, 2018 às 11:54 PST

Depois de perceberem a oportunidade que tinham em mãos, juntaram um grupo de pessoas das mais diversas áreas, desde a música, à comunicação, ao design, à produção de eventos, à moda e lançaram o repto. Segundo Miguel Galão, tudo o que não quer é que o Revenge of the 90’s seja apenas mais uma festa. É para “trazer um bocadinho mais de show e de dinâmica” que trabalha. “O nosso objetivo não é ‘ah vou sair à noite e vou ao Revenge of the 90’s’. Nós encaramos isto como um show, uma produção e para isso há que criar sensações no público e dinâmicas que dão trabalho, mas que causam marca no cliente pela diferença”

Num ano fizeram 15 festas e alguns eventos privados para empresas que também não quiseram deixar de viajar até a uma década especial para muitos dos jovens adultos portugueses. “O balanço é brutal. Isto pegou moda. Toda a estratégia que tínhamos definido para isto era muito forte... Efetivamente os conteúdos e o investimento que nós fizemos, porque é muito fácil olhar e dizer ‘esta malta agora deve estar a ganhar dinheiro fixe com isto’, mas quando começámos  tivemos de investir do nosso dinheiro para que tivéssemos logo ali um cunho muito forte para que as pessoas percebessem que não é só mais uma noite. Mas acho que é brutal. Em 12 meses conseguirmos passar de 500 ou 600 pessoas para fazer um aniversário para sete ou oito mil é incrível”, afirmou orgulhosamente o organizador. 

Já sobre a festa de hoje, Miguel adiantou que só os noventeiros “podem esperar o não esperável. O cliente já se fidelizou e percebeu que da nossa parte nunca há um poupar de esforços, sejam físicos ou a nível financeiro para que a experiência seja efetivamente melhor do que a última. Investimos sempre imenso em produção, seja em luzes, efeitos especiais, ou cenografia, bailarinos, guarda-roupa, convidados”, disse, garantindo que vão “pôr a carne toda no assador para que seja considerado um dos eventos do ano”. 

Se não comprou a sua disquete, cassete ou VHS, isto é, o seu bilhete, já não vai a tempo. Mas pode sempre ir à próxima festa. “Estamos a programar o Revenge of the 90’s até 2020”, revelou Miguel, acrescentando que “os bilhetes [que para esta festa custavam entre 20 e 35 euros] são entregues em mão, por norma em forma de disquete, ou de cassete, ou VHS”.

Notícias ao MinutoOs bilhetes já tiveram forma de disquete, VHS, ou cassetes, bem aos estio dos anos 90© Madstudios/ Mafalda Boavida

Outro do segredos da festa é o facto de o local do evento ser apenas divulgado no dia em que este se realiza. “O mistério e a curiosidade são inatas ao ser humano e nós sabíamos pelo Rebel Bingo [festa que também organizavam] que há uma curiosidade, há um desejo quase maior da malta saber que vai para uma festa que é fixe mas que não sabe propriamente onde vai ser. Mas são sempre positivamente surpreendidos”.

“Nós gostamos de ‘selecionar’ as pessoas. Ou tens uma discoteca normal e abres as portas e entram as pessoas que o segurança ou a discoteca decidiram ter ali como parâmetros mínimos ou fazemos a filtragem, se assim lhe quisermos chamar. Tentamos o nosso público alvo, que são os opinion leaders, porque sabíamos que se corresse bem com eles a festa iria facilmente chegar aos amigos dos amigos e continuava a manter-se dentro da linha que nós queríamos”, continuou a explicar.

Notícias ao MinutoPreferencialmente só são vendidos bilhetes a maiores de 25 anos, ou seja, verdadeiros '90's kids'© Madstudios/ Mafalda Boavida 

O carácter ‘privado’ da festa dá-lhe outro encanto, porque "é preciso conhecer algum dos relações públicas ou ser referenciado por alguém que já foi para ter acesso aos bilhetes. As pessoas que não conheçam nenhum relações públicas, que não conheçam ninguém que tenha ido, pode sempre ir ao nosso Facebook e escrever a palavra ‘eu’. A partir desse momento, avaliamos o perfil de Facebook dessa pessoa”, disse, explicando que um dos fatores que verificam é a idade. “Não vendemos bilhetes a menores de 21 anos e evitamos ao máximo a menores de 25. Isto não tem a ver com a idade em si, mas pelo facto de todo o desenho do espetáculo estar feito para criar sensações. Estamos a falar dos anos 90, é mais fácil uma pessoa lembrar-se de uma série, de um filme, de um estilo de roupa que se usava se viveu efetivamente os anos 90, do que se nasceu nos anos 90, principalmente no final da década. Este é um dos sucessos da festa. Todo o nosso show é feito para quem viveu nos anos 90”

Muita gente deixada de fora deste aniversário?, questionámos. “Temos imensa gente, mesmo com um evento desta dimensão, que não vai. A seguir, só mesmo num estádio de futebol ou no Altice Arena, ou assim. Temos os nossos clientes antigos, os pioneiros, e queríamos dar-lhes primazia”.

Notícias ao MinutoO campo pequeno já serviu de cápsula do tempo para todos os noventeiros© Madstudios/ Mafalda Boavida

Vá, está à espera de quê, mais logo vista o seu melhor 'outfit' noventeiro e reviva a sua adolescência como se não houvesse amanhã. Mas, por favor, não se esqueça de que há.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório