Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Portugueses acham que passageiros com excesso de peso deviam pagar taxa

Maioria dos portugueses acha desconfortável viajar ao lado de uma pessoa com excesso de peso, devido ao tamanho dos bancos.

Portugueses acham que passageiros com excesso de peso deviam pagar taxa
Notícias ao Minuto

09:40 - 21/02/18 por Notícias Ao Minuto

País Aviação

"Quase dois terços dos portugueses pensam que os passageiros acima do peso, deveriam ocupar outros assentos nos aviões” e ainda que “deveriam ser obrigados a pagar um extra por terem assentos com mais espaço”. A conclusão é de um estudo realizado pela Jetcost

Para esta pesquisa foram analisadas diversas situações de voo e aquilo que mais “irrita” os passageiros no momento de realizar uma viagem. “Desde passageiros que não fazem mais que pressionar com os joelhos as costas dos assentos, outros que passam a viagem com o assento reclinado, crianças a chorar ou passageiros que não colaboram e não param de protestar, são alguns dos motivos que acabam por tornar uma viagem algo insuportável”, mas nenhum tão preocupante quanto as pessoas com excesso de peso.

O estudo em causa abrangeu 3 mil pessoas, 500 de cada nacionalidade (ingleses, espanhóis, italianos, alemães, portugueses e franceses), com mais de 18 anos e que tenham viajado pelo menos uma vez nos últimos dois anos.

Inicialmente, perguntou-se aos passageiros “se alguma vez durante um voo aconteceu algo que tenha tornado o mesmo insuportável, tendo a ver com comportamento inconveniente ou irritante, por parte de algum companheiro de viagem”. Aos que responderam que sim, foi-lhes pedido que especificassem o momento e entre as respostas mais comuns estão:

  1. O passageiro da frente teve as costas do seu assento reclinado durante todo o voo (42%);
  2. Uma criança não parou de gritar ou de chorar (35%);
  3. Um ou mais passageiros não pararam de protestar e não colaboravam com os assistentes de voo (31%);
  4. O passageiro sentado ao meu lado tinha excesso de peso e ocupou parte do meu espaço (28%);
  5. O passageiro atrás de mim não deixou de pressionar com os joelhos as costas do meu assento (14%);

Na tentativa de aprofundar um pouco mais como os portugueses convivem com a situação de ter sentado ao seu lado uma pessoa com sobrepeso, à pergunta responderam que a viagem foi desconfortável por esse motivo, e que para aliviar essa contrariedade, 39% disseram que não fizeram nada, 24% disseram que ocuparam o lugar de descanso do braço para recuperar o seu espaço, enquanto 22% falaram com os assistentes de bordo para pedir uma mudança de assento. Entre estes, apenas 16% conseguiram uma mudança de assento, pois não haviam lugares disponíveis para todos”, explica o comunicado. Para finalizar, foi-lhes perguntado se “achavam que um passageiro com excesso de peso, deve ter uma área especial no avião com assentos mais em conformidade com o seu tamanho, tendo 64% deles dito que sim”.

“Além disso, quando foi perguntado se pensavam que estes deveriam pagar mais para ter um assento com mais espaço, 77% responderam que sim”, realça o relatório.

Os britânicos e os franceses são os que mais defendem que deve haver uma taxa, com 79 e 72%, respetivamente. Seguem-se os portugueses, italianos (61%), espanhóis (56%) e alemães (32%). Em termos de resultados a nível europeu, os britânicos e os franceses são os europeus que querem assentos com mais espaço para as pessoas com sobrepeso, talvez porque nesses países a taxa de obesos é maior do que em países onde predomina a dieta mediterrânica, como Itália, Espanha ou Portugal: “Ter poucos assentos com mais espaço numa parte do avião para pessoas com excesso de peso não é um ato de discriminação. Trata-se de tornar o voo mais confortável para todos, uma vez que nem toda a gente tem a sorte de caber em lugares de tamanho standard. O debate é sobre se deve pagar mais ou não, ao usar esses lugares”, frisa um porta-voz da Jetcost.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório