Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Cartões 'contactless': Os conselhos da PSP

Esta modalidade de pagamento é cada vez mais popular, o que leva a Polícia de Segurança Pública a alertar os cidadãos para o perigo que podem representar e para os cuidados a ter.

Cartões 'contactless': Os conselhos da PSP
Notícias ao Minuto

16:44 - 20/02/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Compra

Os cartões multibanco com funcionalidade ‘contacless’ são aqueles que permitem fazer pagamentos sem que seja necessário introduzir o respetivo código PIN. Embora esta seja uma forma de facilitar pagamentos – que são limitados até 20 euros e restritos a três utilizações diárias sem código – é também uma forma de facilitar assaltos.

Posto isto, mas sublinhando não ter qualquer queixa formalizada neste sentido, a PSP de Coimbra deixa alguns conselhos aos cidadãos no que à utilização deste tipo de cartão diz respeito.

Assim, a polícia refere que é importante que “saiba sempre onde tem o seu cartão”. “Na carteira coloque-o no meio de outros cartões” e “no momento de utilização não permita que este saia do seu campo de visão”.

Outros conselhos que se aplicam não só a este tipo de cartão, mas a qualquer outro passam por “não apontar o código PIN em papéis”, não o revelar, não fornecer dados pessoais ou bancários na internet e “não responder a emails ou mensagens de entidades bancárias sem se certificar de que efetivamente são fidedignos”.

Se apesar de ter todos estes cuidados for alvo de assalto, então deve “formalizar queixa” na PSP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório