Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Panorâmico de Monsanto já não é ilegal. Mas terá perdido a magia?

O Notícias ao Minuto foi visitar o antigo Restaurante Panorâmico de Monsanto, que agora é um dos, senão o, miradouro com a melhor vista sobre a capital portuguesa. Não entrámos por um buraco na vedação, mas sim, espante-se, pelo portão principal. Mas será que com esta 'legalização' o Panorâmico perdeu a magia?

Notícias ao Minuto

21:53 - 19/02/18 por Tiago Miguel Simões

País Lisboa

O Panorâmico de Monsanto já foi de tudo. Aparte de restaurante, o seu propósito original, já foi uma discoteca, um bingo, escritórios e até um armazém. Hoje, é um miradouro e um dos pontos turísticos com melhor vista sobre Lisboa. 

O Notícias ao Minuto foi visitar este ‘renovado’ ponto de referência da capital portuguesa. A vista é a mesma: deslumbrante e desafogada. Mas será que a magia e a mística se mantiveram, tal como a vista, inalteradas? Essa é a pergunta que se impõe. Mas já lá vamos. 

Chegamos a meia hora do fecho e logo aí encontramos pontos positivos nesta ‘legalização’ de um espaço que, anteriormente, estava apenas ao dispor dos mais aventureiros.

Não tivemos de nos esconder, nem de entrar por um buraco feito na vedação. Entrámos pelo portão e estacionámos o carro no parque de estacionamento do Miradouro, que se encontrava quase lotado, ao invés de o escondermos algures no meio de Monsanto e de fazermos uma caminhada digna de um peregrino. A polícia, que antes representava problemas, está agora ao nosso serviço, garantindo a segurança de todos os visitantes. 

Já no interior do Miradouro e com pouco tempo antes do segurança do Panorâmico de Monsanto nos expulsar (impreterivelmente às 18h00) como fez com todos os visitantes, decidimos dar uma volta de reconhecimento por todo o espaço. As diferenças foram evidentes

Notícias ao MinutoHá quem ache que antes de ser aberto ao público o Panorâmico de Monsanto "era mais giro"© Notícias ao Minuto

Cerca de uma centena de pessoas, contagem feita a olho, encontravam-se a ‘capitalizar’ ao máximo a paisagem que os rodeava. Não deixa de ser curioso que a maioria dos presentes, não se sente a usufruir do único miradouro 360º que contempla toda a Lisboa, preferindo antes encher a memória do telemóvel ou das câmaras fotográficas que enverga em punho. Vimos verdadeiras sessões fotográficas, com direito a máquinas profissionais, tripés e mais do que um fotografo. Vimos também o que aparentava ser as gravações de um videoclipe. As pessoas amontoam-se em todos os locais fotografáveis e, à vez, cedem a vista uns aos outros. 

Outras das maiores diferenças são a segurança e a limpeza do espaço. Vários caixotes do lixo foram espalhados por todo o miradouro. Acabando-se assim, as inúmeras latas e garrafas de cerveja pelo chão do Restaurante Panorâmico de Monsanto. O que se acabou também foram os vidros e outros detritos derivados da degradação da estrutura, ditando assim o fim de um espaço ‘pós-apocalítico’. Agora, tudo está limpo. E até menos assustador. Isso é bom ou mau? Bem, é discutível. Na realidade, o sentimento de aventura, digno de um filme de terror, foi ‘deitado fora’ com o lixo. Se por um lado, quem já frequentava o espaço ficou armagurado por perder o seu ‘esconderijo secreto’, agora todos, incluindo crianças, podem desfrutar de uma vista que não pode ser de ninguém, mas sim de todos. 

Foram, contudo, fechadas algumas portas. Já não é possível explorar todos os recantos do espaço, apenas os considerados seguros foram deixados ao dispor do público pela Câmara Municipal de Lisboa. 

Perderam-se os sustos causados por outros visitantes ilegais, assim como, o espaço para viver, por exemplo, um momento romântico. Não se pode querer tudo. O que não se perdeu foi o essencial, a vista única sobre Lisboa, que agora é de todos. 

Apaixonar-se pela sua cidade deixou de ser ilegal, aproveite. Descobrir esta relíquia perdida entre a floresta de Monsanto pode, ainda assim, ser difícil. Deixamos-lhe, por isso, a localização do Restaurante Panorâmico de Monsanto (aqui). Agradeça-nos depois.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório