É um facto, não há quem agarre o tempo. Deste preciso momento, 19 de fevereiro, até à celebração dos Santos Populares pode parecer-lhe uma eternidade, mas, a verdade é que lá chegaremos ‘num abrir e fechar de olhos’. Tanto é que já abriu o Concurso Sardinhas Festas de Lisboa de 2018.
‘Salvem a Sardinha!’ é o mote do concurso que este ano, explica a EGEAC em comunicado, “quer ajudar a preservar a espécie, através da imaginação, estimulando a participação sem fronteiras”.
Assim, a partir de hoje e até 19 de março, portugueses e estrangeiros, crianças e adultos, artistas e amadores, em grupo ou individualmente, podem contribuir para a multiplicação da sardinha símbolo das Festas de Lisboa.
O tema, detalha ainda a EGEAC, é livre e a inspiração não tem limites. “Em ano de Mundial, queremos sardinhas ao pontapé – venham de lá essas sardinhas-Ronaldo! –; Alô Quirguistão? Já recebemos sardinhas de 70 países diferentes. Atenção aos que estão em falta! Este ano acreditamos que vamos chegar às 50 mil sardinhas”, desafia ainda a entidade organizadora.
Nesta oitava edição do concurso, o público terá um duplo desafio. Além de participante, será também ele a decidir quais as cinco sardinhas que serão distinguidas com menções honrosas, através de uma votação nas redes sociais, a partir de uma pré-seleção pelo júri do concurso das melhores propostas de sardinhas.
As cinco sardinhas vencedoras, à semelhança das edições anteriores, receberão um prémio no valor de 2.000 euros (líquidos) e farão parte da campanha de comunicação das Festas de Lisboa’18. As sardinhas premiadas serão anunciadas até ao dia 31 de maio.