Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Estão a dar à costa garrafas de soro, agulhas e outros materiais clínicos

Material que tem dado à costa em Peniche e em Santa Cruz poderá ser proveniente de carga perdida durante uma tempestade na costa da Galiza e não representa perigo para a população.

Estão a dar à costa garrafas de soro, agulhas e outros materiais clínicos
Notícias ao Minuto

10:36 - 19/02/18 por Melissa Lopes

País Torres Vedras

Há cerca de um mês que têm dado à costa em Peniche e Santa Cruz (Torres Vedras) materiais selados relacionados com medicina, essencialmente garrafas de soro, mas também agulhas e outros elementos. Algo que fonte da Polícia Marítima desdramatiza.  

O material em causa poderá ser proveniente de carga perdida durante uma tempestade, a 5 de janeiro, na costa da Galiza, em Espanha, pelo navio Porta-Contentores MSC Eloane.

Sem confirmar a proveniência do material, mas admitindo poder estar relacionada com este navio, a mesma fonte refere que é “usual, especialmente no inverno, os navios perderem carga”, dando (ou não) à costa.

Quanto à perigosidade destes materiais, esta não é superior à que existe habitualmente quando se caminha na praia, uma vez que nunca se sabe o que está debaixo da areia, frisou ainda a Polícia Marítima, reiterando, a necessidade de cuidado redobrado na costa, onde a “perigosidade está sempre presente”.

Tanto a Polícia Marítima como a Câmara de Torres Vedras e os serviços de Proteção Civil estão a acompanhar a situação, procedendo à recolha e limpeza das praias sempre que estes ou outros materiais dão à costa.

A página de Facebook 'Torres Vedras Antiga' alerta para a situação e recomenda à população que, no caso de encontrar estes elementos na praia, os coloque em ecopontos para reciclagem (no caso das garrafas de plástico) ou os entregue nos serviços de gestão de resíduos da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Contactada pelo Notícias ao Minuto, a Quercus referiu que o importante, neste caso, é que as entidades assegurem a limpeza das praias para evitar haja acidentes e lembrou que o problema das seringas na praia não é propriamente uma novidade. Estas provêem, por exemplo, de descargas de ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais) devido ao facto de não existir um local para depositar estes objetos. No entender dos ambientalistas, deveria ser criado um circuito - através dos centros de saúde - onde os utilizadores de seringas possam depositar estes objetos.   

[Notícia atualizada às 14h20, acrescenta a posição da Quercus]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório