Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Duas crianças internadas no Hospital da Guarda com gripe A

As crianças, que estão internadas na unidade de saúde da Guarda, não inspiram “cuidados especiais”.

Duas crianças internadas no Hospital da Guarda com gripe A
Notícias ao Minuto

15:04 - 17/02/18 por Ana Lemos , Filipa Matias Pereira e Patricia Martins Carvalho

País Carreira

Há dois casos confirmados de gripe A no Hospital Sousa Martins, na Guarda. Trata-se de duas crianças que estão internadas na unidade de pediatria, concretamente “dois bebés, de oito e sete meses”.

O primeiro deu entrada no Hospital da Guarda “no passado dia 15 (quinta-feira)”, e o segundo “esta madrugada”.

A informação foi confirmada ao Notícias ao Minuto pela Unidade Local de Saúde da Guarda, esclarecendo que nenhum dos casos carece “de cuidados especiais”.

O bebé de oito meses, que está internado desde a passada quinta-feira, deverá ter alta hospitalar “entre amanhã e a próxima segunda-feira (dia 19)”. Já a criança que foi internada esta madrugada deverá permanecer na unidade hospitalar mais “três a cinco dias”.

A Unidade Local de Saúde da Guarda sublinha ainda que estamos perante casos “normais para a época”.

Saliente-se que, no balanço mais recente feito na última semana pela Direção Geral de Saúde (DGS) sobre a atividade gripal em Portugal, a DGS salientou que, “pela quinta semana consecutiva”, o “número e a proporção de consultas por síndrome gripal apresentaram, globalmente, uma tendência decrescente”.

Destacando, ainda assim, que “os vírus da gripe em circulação são do tipo B, com predomínio da linhagem Yamagata e do tipo A – subtipos A(H3) e A(H1) pdm09”.

Na Madeira, porém, a situação é mais complicada. Recorde-se que esta sexta-feira subiu para três o número de mortes motivadas pelo vírus na Região Autónoma e permanecem internadas outras sete pessoas,  uma dos quais nos cuidados intensivos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório