Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Um video emocionante: Mulheres sem útero querem formar família

A Associação Portuguesa de Fertilidade juntou um grupo de mulheres que por diferentes motivos não têm útero, numa tentativa de tentar sensibilizar para a chamada Lei da Gestação de Substituição, que corre o risco de ser chumbada pelo Tribunal Constitucional.

Notícias ao Minuto

10:35 - 16/02/18 por Tiago Miguel Simões

País Fertilidade

A Associação Portuguesa de Fertilidade lançou um vídeo emocionante onde dá voz a várias portuguesas que, por motivos distintos, não têm útero, ficando assim impedidas de criar uma família, isto se o Tribunal Constitucional vier a chumbar a Lei da Gestação de Substituição, que aprova o recurso a barrigas de aluguer.

A associação defende que este vídeo é um “alerta para a importância desta lei na vida de vários casais portugueses e na concretização dos seus sonhos de maternidade e paternidade”, pode ler-se no comunicado enviado às redações. 

“Em vigor desde junho de 2017, a regulamentação para a Gestação de Substituição já contava com cerca de uma centena de manifestações de interesse junto do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), sendo que um dos processos foi mesmo aprovado pelo CNPMA, após parecer favorável da Ordem dos Médicos”, começam por lembrar, passando depois para um caso real.

“O pedido aprovado é referente a uma avó que irá gerar o neto, uma vez que a situação da filha se enquadra nos casos excecionais previstos na lei que regulamenta a Gestação de Substituição em Portugal”. 

Sobre o vídeo a AP Fertilidade diz que “pretende sensibilizar para a importância desta decisão na vida de vários casais que poderão ver o seu sonho novamente suspenso, quando lhes havia sido dada a esperança e oportunidade para o concretizar”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório