Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Níveis de pólen baixos a moderados em todo o País

As concentrações de pólen no ar prevêem-se entre baixas a moderadas em todo o País durante os próximos dias, com níveis mais reduzidos nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, informou esta sexta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) através do boletim polínico semanal.

Níveis de pólen baixos a moderados em todo o País
Notícias ao Minuto

22:35 - 02/08/13 por Notícias Ao Minuto

País Boletim Polínico

Os níveis de pólen no ar vão estar baixos a moderados um pouco por todo o País entre os dias 2 e 22 de Agosto.

Segundo esclareceu a SPAIC na sua página na internet, "o pólen presente na atmosfera [nesta altura do ano] pertence essencialmente a plantas de floração tipicamente de Verão, algumas gramíneas, eucalipto, castanheiro, palmeira e ervas parietária, tanchagem, quenopódio e compostas".

Assim sendo, são esperados níveis reduzidos de pólen no ar na região de Trás-os-Montes e Douro, com destaque para os pólenes de gramíneas, erva parietária, castanheiro e quenopódio, uma situação idêntica à que se vai registar nas Beiras Litoral e Interior.

Por seu turno, na Estremadura e a na zona de Lisboa, serão mais evidentes os pólenes de eucalipto, erva parietária, gramíneas, palmeira, castanheiro e quenopódio, ainda que continuem com valores baixos.

No Alentejo, têm relevo os pólenes de gramíneas, quenopódio, castanheiro e erva parietária, enquanto no Algarve, para além destes, acresce o pólen de palmeira. Todos vão registar baixas concentrações no ar.

Nas ilhas dos Açores e da Madeira, são esperados baixos níveis de gramíneas, erva parietária e palmeira.

A SPAIC faz todas as semanas, através do boletim polínico, a avaliação dos níveis de pólen existente no ar, obtida através da recolha de pólenes em várias regiões do País.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório