Meteorologia

  • 19 FEVEREIRO 2018
Tempo
MIN 6º MÁX 12º

Edição

Violência no namoro? GNR explica o que é e deixa um repto: Denúncia!

A Guarda Nacional Republicana aproveita o Dia de São Valentim para explicar os diferentes tipos de violência no namoro, deixando um repto: "Se o teu/tua namorado(a) te agride, magoa, humilha, controla e assusta, denúncia!".

Violência no namoro? GNR explica o que é e deixa um repto: Denúncia!
Notícias ao Minuto

13:05 - 14/02/18 por Tiago Miguel Simões

País Redes sociais

A GNR aproveita o Dia dos Namorados para informar que em 2017 registou “560 situações de violência no namoro, 238 entre namorados e 322 entre ex-namorados“, pode ler-se na sua página oficial de Facebook.

A Guarda Nacional Republicana aproveita para explicar o que é a violência no namoro (assim como os seus diferentes tipos), citando a APAV. “Pode ser  [violência] física quando te empurra, agarra ou prende. Atira objetos. Dá bofetadas, pontapés e/ou murros. Ameaça usar a força física ou a agressão”.

A violência sexual é quando “te obriga a praticar atos sexuais, mesmo quando não queres, ou acaricia, sem a tua permissão". Por sua vez, a violência verbal é quando “te chama nomes e/ou grita, humilha através de críticas e comentários negativos ou intimida e ameaça".

Já a violência psicológica acontece quando “parte ou estraga os teus objetos ou roupa, controla a tua maneira de vestir, controla o que fazes nos tempos livres e ao longo do dia, liga constantemente ou envia mensagens, ameaça terminar a relação como estratégia de manipulação”.

A violência será social quando “te humilha, envergonha ou tenta denegrir a tua imagem em público, especialmente junto dos teus familiares e amigos. Quando “mexe, sem o teu consentimento, no teu telemóvel, nas tuas contas de correio eletrónico ou nas tuas contas das redes sociais, ou quando te proíbe de conviver com os teus amigos e/ou com a tua família”.

A GNR termina o seu esclarecimento sobre o que é a violência no namoro com um repto: “Se o teu/tua namorado(a) te agride, magoa, humilha, controla e assusta, denúncia!”.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.