Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Verdadeiro oceano de folia em Torres Vedras no último cortejo do Carnaval

Um verdadeiro 'oceano de folia' e muita animação, entre marinheiros, pescadores, sereias, pinguins, piratas, peixes e muitas 'matrafonas', invadiram hoje à tarde as principais ruas de Torres Vedras para o último cortejo do Carnaval 2018.

Verdadeiro oceano de folia em Torres Vedras no último cortejo do Carnaval
Notícias ao Minuto

19:48 - 13/02/18 por Lusa

País Celebração

Milhares de pessoas assistiram ao desfile da 'terça-feira gorda' e deixaram-se levar pela animação de cabeçudos, zés pereiras e mascarados, que se exibiram ao ritmo da música, por entre serpentinas e as tradicionais 'cocotes' (pequenos embrulhos de papel que os foliões atiram uns aos outros).

Este ano, aquele que é considerado o "Carnaval mais português de Portugal", teve como tema "Mares e Oceanos", levando a que maioria dos foliões se tenha fantasiado com trajes alusivos. Tubarões, sereias, polvos, medusas, cavalos-marinhos, marinheiros, piratas, peixes e até baleias e lagostas foram avistados pelas ruas de Torres Vedras.

Anselmo participa no Carnaval há 20 anos e este ano o grupo do qual faz parte optou por vestir-se de pinguim: "escolhemos os pinguins porque tem a ver com o tema mares e oceanos", disse à Lusa.

"O Carnaval está muito bom, muita gente e o público está mesmo a aderir. Está ótimo", adiantou.

Outro folião, Jorge Mota, de 70 anos, também se vestiu de acordo com o tema. Disse à Lusa que o seu grupo se mascarou "de corsárias", uma espécie de "piratas, mas um bocadinho mais sofisticadas".

"O tema deste ano foi muito bom, aliás os temas são sempre muito bem escolhidos, este ano conseguimos estar mais ou menos de acordo com o tema", afirmou, adiantando que o Carnaval de Torres "está cada vez melhor",

Para Jorge Mota, que participa nesta festa há mais de 60 anos, o cortejo de segunda-feira "foi um espetáculo e o de hoje está a ser ainda melhor".

"Espero que continue assim por muitos anos", disse, recordando que tem fotografias com menos de 10 anos mascarados à espera dos reis do Carnaval de Torres Vedras.

Os carros alegóricos, criados por artistas plásticos locais, a desfilar pelas ruas ajudaram a animar o cortejo, sobressaindo as sátiras sobre os presidentes russo, Vladimir Putin, norte-americano, Donald Trump, e da Correia do Norte Kim Jong-un, além da chanceler alemã, Angela Merke.

No Carnaval de Torres Vedras, Trump desfilou num carro em cima de uma retrete e com as Nações Unidas no autoclismo, Angela Merkel foi apresentada como sereia e tinha ao seu lado o presidente russo e o líder da Coreia do Norte.

Mas os reis, ou as rainhas, da festa do oeste são as matrafonas e, na segunda-feira à noite, foi eleita a matrofona 2018.

O primeiro lugar deste ano foi para Paulo Rato, que na personagem de 'xanica', se sente "super feliz" pela eleição, feita por um júri.

"Sou a matrafona mais linda. Atribuíram-me o primeiro lugar e estou super feliz", disse à Lusa Paulo Rato, que desde miúdo participa no Carnaval, mas só este ano recebeu tal distinção.

'Xanica' vestiu-se a rigor e de acordo com o tema ao exibir um vestido azul, que simboliza o mar.

A organização do Carnaval de Torres de Vedras 2018 fez à agência Lusa um balanço positivo, sublinhando que as expectativas foram superadas, com mais de 350 mil pessoas a visitaram a cidade entre sexta-feira e hoje.

"Tivemos casa cheia, hoje está a ser uma terça-feira gorda. As ruas de Torres Vedras estão cheias de gente", disse Raquel Luz, da organização.

A mesma responsável adiantou que a organização tinha a estimativa para 350 mil pessoas, mas "seguramente essa expectativa foi superada".

Raquel Luz referiu ainda que, no domingo, houve menos gente por causa da chuva, mas mesmo assim "a casa esteve cheia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório