Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Meios aéreos vão ajudar a combater fogo em Viseu

O incêndio que lavra desde quinta-feira em Moimenta da Beira, distrito de Viseu, apresenta hoje uma frente ativa de difícil acesso, pelo que irá contar com a ajuda de quatro meios aéreos, disse o segundo comandante distrital dos bombeiros.

Meios aéreos vão ajudar a combater fogo em Viseu
Notícias ao Minuto

08:43 - 02/08/13 por Lusa

País Moimenta da Beira

"Neste momento, o fogo possui uma frente ativa, junto ao rio Tedo, de difícil acesso e que só pode ser combatida por pessoal apeado. Estão já a caminho do local helicópteros, os meios aéreos para ajudar no combate", disse à agência Lusa Henrique Pereira.

De acordo com o segundo comandante distrital dos bombeiros de Viseu, o incêndio está a ser combatido por 400 operacionais, com o apoio de 102 veículos, dois pelotões militares, vários grupos de reforço de Coimbra, Guarda, Porto e Aveiro, dois helicópteros Kamov e dois avões anfíbios, sedeados em Vila Real.

"Estou convencido que, com o trabalho que tem sido efetuado no teatro de operações, dentro de duas ou três horas o incêndio estará dominado", indicou o segundo comandante, acrescentando que o fogo não está a pôr em causa casas nem pessoas.

Henrique Pereira adiantou que o incêndio está a afetar mato e floresta.

Na quinta-feira à noite, o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, disse à Lusa que ia "começar a fazer uma avaliação dos prejuízos que ocorreram", não podendo ainda adiantar "nenhum valor" concreto.

"Posso dizer que [os prejuízos] são muito significativos, porque há uma série de culturas que foram afetadas e há algumas famílias cujos bens foram muito significativamente destruídos, até, alguns deles, completamente destruídos", descreveu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório