Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Mentes criminosas: Ar poluído causa infidelidade e aumenta criminalidade

Ar sujo… provoca pensamentos ‘sujos’! Um novo estudo sugere que o ar tóxico na atmosfera polui não só o ambiente, mas também o corpo humano, provocando uma série de comportamentos perversos, de natureza criminal, como roubo e homicídio, e ainda infidelidade.

Mentes criminosas: Ar poluído causa infidelidade e aumenta criminalidade

Engenheiros da Columbia Business School, nos Estados Unidos estabeleceram um elo direto entre “apenas o pensamento de respirar ar poluído” e “ter pensamentos menos próprios”.

Os investigadores analisaram 9 mil cidades norte americanas, durante um período de nove anos, e concluíram que a exposição a ar poluído está diretamente relacionada com comportamentos deviantes.

Os dados analisados incluíram e relacionaram o estudo de cinco tipos de poluentes e informação recolhida nessas cidades, sobre sete tipos de ofensas, incluindo roubo e homicídio.

O estudo concluiu que cidades com uma maior emissão de gases poluentes tendem a apresentar maiores índices de crime. O que foi confirmado, mesmo tendo em conta outros potenciais fatores, como o número de habitantes ou de agentes policiais, a distribuição racial, níveis de pobreza e taxas de desemprego.

Posteriormente, foram colocadas em prática várias experiências para confirmar esta conexão entre poluição e crime. Pedindo, aos indivíduos somente para ‘imaginar’ ar poluído.

Os resultados obtidos, demonstraram que os participantes que consideravam viver em áreas poluídas traíam mais os parceiros, do que aqueles que acreditavam viver em zonas mais limpas. Os primeiros, também manifestaram mais ansiedade na forma como escreveram as suas impressões.

Jackson Lu, um dos investigadores, disse: “estes dados sugerem que a poluição pode de facto estar a contaminar a moralidade”.

“Os resultados são alarmantes, porque atualmente a poluição é um grande problema a nível global, que afeta milhões de pessoas”, explica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório