Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

A manutenção do sangue do Papa já foi feita por portugueses. Sabia?

APP Advanced Products é uma empresa especializada na análise dos desafios da cadeia de frio no transporte, manipulação e armazenamento, oferecendo uma "solução personalizada de acordo com as necessidades da situação concreta".

A manutenção do sangue do Papa já foi feita por portugueses. Sabia?
Notícias ao Minuto

07:05 - 11/02/18 por Filipa Matias Pereira

País Cadeia de frio

Quando o Papa Francisco esteve em Portugal, a APP Advanced Products foi a empresa responsável por trazer para território nacional o sangue do líder da igreja católica. De salientar que nas viagens do Papa é enviado para o destino o seu sangue, que depois é transportado pela equipa de médicos que o acompanha para todo o lado e que tem acesso também ao seu historial clínico. 

Ora, o transporte de sangue obriga ao cumprimento de determinados requisitos, designadamente ao nível da temperatura.

Na economia portuguesa, a atividade de exportação e de importação pressupõe, muitas vezes, que sejam respeitados parâmetros na cadeia de frio. E estes são desafios estudados pela APP Advanced Products.

Em conversa com o Notícias ao Minuto, Manuel Pizarro, que lidera a empresa, explica que o 'core business' está relacionado com “a necessidade de controlar os produtos termossensíveis, sejam eles medicamentos, alimentos ou órgãos, por exemplo”.

A APP Advanced Products é, por isso, responsável por criar soluções que garantem a cadeia térmica dos produtos durante operações de transporte, manipulação e armazenamento. Possibilita, a título exemplificativo, que “um produto saia de Portugal a 25ºC (temperatura ambiente) e chegue à Rússia em perfeitas condições onde estão 14 graus negativos (temperatura ambiente)”.

Para tal, dispõem de um laboratório, equipado com câmaras de ensaio térmico, onde protótipos de embalagens são submetidos a condições extremas de temperatura e onde é feita uma simulação dos perfis em ambiente de verão e inverno de cada país ou região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório