Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Inquérito: Rui Rangel e Fátima Galante em silêncio. Amanhã regressam

Os juízes desembargadores recusaram-se esta quinta-feira a ser interrogados no Supremo Tribunal de Justiça, alegando que precisam de mais tempo para consultar o processo Operação Lex em que são ambos arguidos. Amanhã regressam para conhecer as medidas de coação.

Inquérito: Rui Rangel e Fátima Galante em silêncio. Amanhã regressam
Notícias ao Minuto

15:58 - 08/02/18 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Operação

O primeiro dia das audições aos juízes desembargadores do Tribunal da Relação de Lisboa terminou pouco antes das 16h00 sem que os dois arguidos Rui Rangel e a ex-mulher Fátima Galnate tenham prestado declarações.

Mas, no inquérito de hoje, ambos os juízes desembargadores, indiciados por corrupção, recebimento indevido de vantagens, branqueamento, tráfico de influência e fraude fiscal, se remeteram ao silêncio.

O advogado de Rui Rangel, João Nabais, já tinha avançado ao longo do dia que a defesa tinha suscitado "um conjunto de questões procedimentais que tem a ver com acesso de documentos e prazos".

"Tudo isto é terreno novo. Não é normal haver inquéritos e instrução no Supremo", observou João Nabais, afirmando ainda que as defesas de Fátima Galante e de Rui Rangel estão concertadas.

As medidas de coação a que ficaram sujeitos deverão ser conhecidas amanhã de manhã, previsivelmente pelas 10h00.

Recorde-se que, além de Rui Rangel e de Fátima Galante, a Operação Lex tem pelo menos outros dez arguidos, entre os quais o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o vice-presidente do clube Fernando Tavares e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol João Rodrigues.

Cinco dos arguidos que se encontravam detidos já foram ouvidos no Supremo Tribunal de Justiça, tendo saído todos em liberdade, e um deles pagou uma caução de 25.000 euros.

Na operação, desencadeada a 30 de janeiro, foram realizadas 33 buscas, das quais 20 domiciliárias, nomeadamente ao Sport Lisboa e Benfica, às casas de Luís Filipe Vieira e dos dois juízes e a três escritórios de advogados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório