Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Suspenso abastecimento de água a partir do Tâmega para três aldeias

A Câmara de Chaves disse hoje que vai suspender a captação de água a partir do rio Tâmega para três aldeias, dado por vezes ficar acastanhada e imprópria para consumo, substituindo o abastecimento através da barragem dos Pisões.

Suspenso abastecimento de água a partir do Tâmega para três aldeias
Notícias ao Minuto

09:07 - 07/02/18 por Lusa

País Chaves

A população das aldeias de Vilarelho da Raia, Vilarinho da Raia e Vila Meã queixa-se da má qualidade da água desde 2011.

O presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, disse à agência Lusa que foi alertado para este problema semanas após a sua tomada de posse, em outubro, e salientou que o município está a trabalhar numa solução.

Solução que, explicou, vai passar pela suspensão do abastecimento de água através do rio Tâmega, substituindo pela barragem do Alto Rabagão (Pisões), que já fornece, inclusive, parte deste concelho do distrito de Vila Real.

Segundo o autarca, tem sido feita uma monitorização e verificou-se que a água captada no Tâmega apresenta, em determinados períodos, uma cor acastanhada e ficando imprópria para consumo e utilização doméstica, como cozinhar ou lavar roupa.

"Em determinados dias tem-se verificado que a água, efetivamente, está imprópria para consumo porque apresenta elevado teor de ferro e manganês, em quantidade superior aos parâmetros normais", concretizou.

Acrescentou ainda que, devido à seca, o volume do caudal do rio diminuiu o que faz com que a "concentração férrea esteja mais elevada e que o sistema de filtragem seja incapaz, em determinados períodos, de conseguir garantir que os parâmetros de qualidade sejam cumpridos".

Para resolver o problema, o abastecimento a estas aldeias, as únicas do concelho que ainda são fornecidas pelo Tâmega, passará a ser feito através da água transportada e tratada pela empresa Águas do Norte, a partir da barragem de Pisões, localizada no concelho vizinho de Montalegre.

Nuno Vaz salientou que esta solução deverá ser implementada "dentro de um mês a mês e meio" e referiu que, ainda esta semana, vão ser feitas validações técnicas para o efeito.

A autarquia está também a proceder à limpeza dos depósitos e, segundo o autarca, se for preciso serão feitos abastecimentos através dos camiões cisterna dos bombeiros.

Entretanto, frisou, vai ser feito um apelo à população com vista à poupança nos consumos de água, evitando, por exemplo, regas ou lavagens de automóveis desnecessárias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório