Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Agasalhe-se, o frio vai ser de rachar nos próximos dias

Acha que está frio? Prepare-se para uma semana de bater (ainda mais) o dente, com temperaturas mínimas negativas em muitas regiões do país.

Agasalhe-se, o frio vai ser de rachar nos próximos dias
Notícias ao Minuto

16:08 - 04/02/18 por Melissa Lopes

País IPMA

As temperaturas mínimas vão impor respeito durante os próximos dias. Algumas regiões do país, no distrito de Bragança, vão arrefecer até aos -5º C. Penhas Douradas, no distrito da Guarda, vai registar uma temperatura de -7ºC na próxima terça-feira.

Para amanhã, segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, em termos globais, céu temporariamente nublado durante a tarde, com aguaceiros dispersos e pouco frequentes em forma de neve acima dos 800 metros. O vento vai soprar fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante Norte, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no Litoral Oeste e nas terras altas. Prevê-se ainda, como é habitual nesta estação, formação de gelo ou geada. Registar-se-á também uma pequena descida da temperatura mínima, tendência que se verificará no decorrer da semana.

Para Lisboa, o IPMA prevê temperaturas mínimas de 5ºC para amanhã, de 4ºC para terça-feira e de 3ºC para quarta-feira. As máximas rondarão os 11/12 ºC.

A Sul, Faro – distrito que costuma ter temperaturas menos gélidas – vai contar com temperaturas mínimas a rondar os 3º C e 4 º C, e as máximas andarão pelos 13ºC. No Alentejo, em Beja, os termómetros vão descer até ao 1ºC, atingindo mesmo os 0ºC na próxima quinta-feira, sendo que as temperaturas máximas não irão além dos 11ºC. No distrito de Évora, o cenário será idêntico.

A Norte, no distrito do Porto as temperaturas vão oscilar entre os 12º C de máxima e os 0ºC de mínima na quinta-feira. O distrito de Bragança vai apresentar das temperaturas mais baixas registadas no país com mínimas a rondar os -4 e -5 ºC, e temperaturas máximas de 7ºC a 9ºC. Na Guarda, os termómetros vão oscilar entre máximas de 2ºC e 3ºC e mínimas de até -5ºC. Destaque, neste distrito, para a localidade de Penhas Douradas, onde os termómetros vão descer até aos -7 ºC na quinta-feira e onde há previsão para queda de neve tanto amanhã como na sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório