Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Legionella: Número de casos no CUF Descobertas sobe para 14

A atualização foi feita, esta quarta-feira à tarde, pela Direção-Geral da Saúde.

Legionella: Número de casos no CUF Descobertas sobe para 14
Notícias ao Minuto

18:52 - 31/01/18 por Patrícia Martins Carvalho

País DGS

O número de pessoas infetadas pela bactéria da Legionella no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, subiu para 14.

A atualização do boletim epidemiológico foi feita pela Direção-Geral de Saúde que refere ainda que três pacientes encontram-se internados na Unidade de Cuidados Intensivos.

A maioria dos infetados, refere o mesmo boletim, são mulheres (9) com 50 ou mais anos (12).

Recorde-se que este recente surto de Legionella surgiu no passado fim de semana, sendo que poderá estar ligado à rede de águas do hospital.

O diretor clínico adjunto do Hospital CUF Descobertas, Paulo Gomes, referiu que as pessoas que estiveram internadas entre os dias 6 e 25 estão a ser contactadas pelo hospital para despistar a presença da bactéria. 

Em comunicado, a DGS garantiu que "as autoridades de saúde, em articulação com o Conselho de Administração do Hospital CUF Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, mantêm a necessária intervenção junto do hospital com o objetivo de assegurar o diagnóstico e tratamento dos doentes, o reforço da vigilância epidemiológica, o reforço da vigilância ambiental e a implementação das medidas necessárias para interromper a transmissão".

A bactéria Legionella pneumophila, como explicado pela agência Lusa, é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório