Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PJ 'trava' esquema complexo de furto de cheques: Há 17 detidos

Cheque Out é o nome da operação que investigou o furto de cheques Caixa Geral de Depósitos, titulados pela Segurança Social e dirigidos a beneficiários diversos.

PJ 'trava' esquema complexo de furto de cheques: Há 17 detidos
Notícias ao Minuto

14:08 - 30/01/18 por Inês André de Figueiredo

País Cheque Out

Na operação levada a cabo pela Polícia Judiciária de Lisboa, esta manhã, foram detidos 17 suspeitos pela “prática continuada de crimes de furto, violação de correspondência, falsificação de documentos, burla qualificada e branqueamento de capitais”.

A operação Cheque Out envolveu cerca de 120 operacionais da polícia que realizaram 27 mandatos de busca, 22 deles domiciliários e cinco não domiciliários.

A investigação ao caso decorre há cerca de um ano e “visa uma associação criminosa que se vinha dedicando ao furto de cheques da Caixa Geral de Depósitos, titulados pela Segurança Social e dirigidos a beneficiários diversos”.

Os suspeitos furtavam cheques das instalações de uma empresa multinacional, onde os mesmos eram impressos e envelopados e encaminhavam-nos para um intermediário que “os entregava aos falsificadores, os quais modificavam os elementos dos documentos, de modo a alterar o nome do verdadeiro beneficiário para os de titulares de contas de outros membros da organização, vulgo 'mulas"'.

“De seguida, os cheques eram depositados nessas contas e através de levantamentos em caixas multibanco ou da compra de moeda estrangeira e posterior venda da mesma e compra de euros, os autores apropriavam-se dos valores inscritos naqueles títulos de pagamento”, esclarece a PJ.

Durante a operação, segundo a PJ, foram apreendidos “computadores, telemóveis e material utilizado nas falsificações, bem como documentação relacionada com a atividade em investigação”. Além disto, as autoridades apreenderam ainda uma “pequena quantidade de cocaína, uma balança de precisão e produto de adulteração de estupefacientes”.

Os detidos, onze homens e seis mulheres, têm idades compreendidas entre os 22 e os 69 anos e conhecerão as medidas de coação em breve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório