Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Epidemia da gripe "provocou até à data oito óbitos"

A diretora-geral da saúde, Graça Freitas fez um balanço do pico da gripe.

Epidemia da gripe "provocou até à data oito óbitos"

Em conferência, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, sublinhou que a epidemia da gripe “está estável”, salientando que neste mês de janeiro, a procura de cuidados relativamente à gripe foi ligeiramente inferior a nível de cuidados subprimários, que incluem a ida de doentes a centros de saúde e a clínicas.

Apesar de “nas urgências a procura dos doentes continuar elevada, tendo ultrapassado os 100 mil episódios na última semana”.

No entanto, Graça Freitas sublinhou que a proporção do número de doentes que recorreu a hospitais e que permaneceu internada “mantém-se estável”.

Relativamente ao centro de atendimento telefónico SNS24 “observa-se uma procura estável e a proporção de casos que contactam o centro devido ao vírus gripal, também se mantém estável".

Quanto ao INEM, a responsável da DGS reiterou que a “estabilidade nos acionamentos, que nesta altura do ano é inferior comparando com a mesma altura no ano passado”.

Segundo Graça Freitas, dados divulgados pelo Grupo de Cuidados Intensivos Sentinela indicam que desde o começo do surto da gripe, há quase um mês, se registam “até ao momento oito óbitos, sete deles provocados por um vírus B". Sendo que "o vírus da Gripe A já não é considerado pandémico, mas sim um vírus sazonal, no contexto de 2018 é uma gripe normal da estação”, explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório