Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Portugal está na linha da frente das melhores políticas" de imigração

Num país que se tem mantido distante da onda de intolerância que domina na Europa, o Alto Comissariado para as Migrações tem desempenhado um papel determinante na integração dos imigrantes que chegam a Portugal. Pedro Calado, o responsável desta entidade, elogia as políticas portuguesas nesta área e fala dos objetivos de médio-longo prazo do ACM.

"Portugal está na linha da frente das melhores políticas" de imigração
Notícias ao Minuto

07:42 - 28/01/18 por Fábio Nunes

País Pedro Calado

Nos últimos anos houve um enorme fluxo migratório na Europa motivado por conflitos e pelo desejo de obter melhores condições de vida. A resposta a esse fluxo dividiu países e pôs a nu uma crescente intolerância e xenofobia no Velho Continente.

No entanto, Portugal tem-se mantido como uma exceção e como exemplo no panorama europeu. Tal como já havíamos abordado num artigo publicado no fim de semana passado, o país continua a abrir os braços e a acolher imigrantes e refugiados, sem levantar os entraves que se têm verificado noutros locais da Europa.

O Alto Comissariado para as Migrações tem tido um papel essencial na adaptação e integração dos muitos imigrantes, oriundos dos mais diversos países, que têm chegado a Portugal. O Notícias ao Minuto falou com Pedro Calado, o Alto Comissário para as Migrações, que confirmou a forma positiva como os imigrantes têm sido acolhidos em solo nacional.

“Nos últimos anos, a Europa e o mundo têm conhecido momentos marcantes e decisivos no que diz respeito às migrações globais e aos desafios que daí decorrem. Ao nível da União Europeia, Portugal tem estado na linha da frente das melhores políticas de resposta a migrantes e refugiados, recebendo merecido destaque como um dos países com uma abordagem positiva e construtiva, cumpridora dos mais elementares Direitos Humanos. Veja-se o caso do acolhimento e integração de pessoas refugiadas”, afirma.

Ainda assim, Pedro Calado tem consciência dos contínuos desafios que se impõem e destaca uma das prioridades. “A promoção da igualdade de tratamento de todas as pessoas, como é exemplo o combate à discriminação racial, área na qual o atual Governo tem vindo a investir”.

De acordo com o Alto Comissário para as Migrações, as razões mais apontadas para os imigrantes escolherem Portugal são “predominantemente, de natureza laboral e familiar (reagrupamento familiar), sendo que, nos últimos anos, aumentaram bastante, também, as razões por motivos de estudo, acrescidas das que estão na base da decisão das pessoas reformadas”.

De forma a ajudar na integração dos imigrantes, o Alto Comissariado para as Migrações disponibiliza vários programas.

“Um dos programas mais relevantes é o que respeita à aprendizagem da Língua Portuguesa, enquanto fator primordial de integração: o Programa Português para Todos (PPT) é uma iniciativa de destaque, que visa a integração dos imigrantes através da promoção de cursos de língua portuguesa e de cursos de português técnico. Os cursos são gratuitos e são implementados pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, nas escolas da rede pública, e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, através dos centros de emprego e formação profissional”, refere Pedro Calado.

“Um outro programa importante é o Programa de Mentores para Migrantes, uma iniciativa que, através do voluntariado, promove experiências de troca, entreajuda e apoio entre cidadãos/ãs. Trata-se simultaneamente de uma medida de acolhimento e de integração de migrantes e, pela riqueza que esta experiência promove, é também uma forma de sensibilizar para o diálogo intercultural, a participação e o voluntariado na sociedade. O acolhimento é proporcionado por um conjunto de mentores/as voluntários/as que apoiam os migrantes em diferentes áreas para a sua melhor integração na sociedade portuguesa”.

Numa fase de maior pujança económica, Pedro Calado salienta que o país até vai dar as boas-vindas a mais imigrantes.

“Num momento em que o país vê a sua economia crescer, sendo que em determinadas regiões ou setores de atividade se começa a verificar já alguma escassez de mão-de-obra, cremos que, a médio-longo prazo, importará retomar saldos migratórios positivos que assegurem condições para um desenvolvimento sustentável do país”, diz o Alto Comissário.

Nesse sentido, Pedro Calado revela alguns dos objetivos do Alto Comissário para as Migrações a médio-longo prazo. “Assumir e criar as condições para essa nova atratividade de Portugal parece-nos o maior objetivo, reforçado pela determinação de continuarmos a fazer de Portugal um país que se pauta pela dignidade no tratamento dos seus migrantes, incluindo as pessoas refugiadas, mas também as comunidades ciganas”.

O Plano Estratégico das Migrações, que tem vindo a ser implementado desde 2015, vai continuar a ser uma das ferramentas decisivas para melhorar “as políticas de acolhimento e integração dos migrantes em Portugal”, sublinha Pedro Calado. Até agora, já foram implementadas 84% das 106 medidas deste plano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório