Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Câmara de Leiria substitui viatura dos bombeiros destruída nos fogos

A Câmara de Leiria anunciou hoje que vai adquirir um novo veículo florestal de combate a incêndios para substituir a viatura dos bombeiros municipais destruída pelo fogo de 15 de outubro de 2017.

Câmara de Leiria substitui viatura dos bombeiros destruída nos fogos
Notícias ao Minuto

11:25 - 24/01/18 por Lusa

País Incêndios

Numa nota de imprensa, a autarquia, presidida por Raul Castro, informa que vai "lançar um concurso público para aquisição de um veículo florestal de combate a incêndios e respetivo equipamento para os Bombeiros Municipais de Leiria, para substituição da viatura que ficou totalmente destruída em Carvide, no combate ao incêndio que atingiu o Pinhal de Leiria no dia 15 de outubro de 2017".

"Estima-se que o investimento não exceda 160 mil euros, valor acrescido de IVA", refere a mesma nota, adiantando que a câmara vai também apoiar financeiramente as três associações humanitárias do concelho com uma verba de 320 mil euros.

O apoio visa "suportar o trabalho desenvolvido por estas instituições na segurança de pessoas e salvaguarda de bens", justifica.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria vai ser contemplada com uma verba de 164.510,34 euros, enquanto a corporação da Maceira vai receber 89.181,20 euros e a associação da Ortigosa 66.308,46 euros.

"Estas verbas terão de ser canalizadas para despesas realizadas no âmbito da proteção civil", acrescenta.

Segundo informação da Câmara de Leiria, na sequência do incêndio de 15 de outubro, foram sinalizadas 13 construções atingidas pelas chamas, 12 verificadas pela Junta de Freguesia do Coimbrão e uma situação sinalizada pela União de Freguesias de Monte Real e Carvide.

"Das situações avaliadas (...), verifica-se que não existem situações de elevada gravidade, os danos foram essencialmente materiais e não existem situações de desalojamento ou de perda habitacional total", esclareceu na ocasião o município.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório