Meteorologia

  • 19 FEVEREIRO 2018
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 11º

Edição

Ordem cria fundo nacional de apoio à formação médica

A Ordem dos Médicos criou um fundo nacional de apoio à formação médica, com uma dotação inicial de cerca de 200 mil euros, para ajudar os clínicos a atualizar os seus conhecimentos.

Ordem cria fundo nacional de apoio à formação médica
Notícias ao Minuto

07:22 - 24/01/18 por Lusa

País Conhecimentos

"O fundo de apoio à formação é absolutamente essencial para os médicos. A formação médica é muito cara. Há cada vez menos apoio da indústria farmacêutica e o Estado ausentou-se completamente desta sua responsabilidade [de dar formação contínua aos médicos]", afirmou à agência Lusa o bastonário da Ordem dos Médicos.

Miguel Guimarães entende que as remunerações dos médicos são muitas vezes insuficientes para pagar a formação médica contínua, que é cara e que tem cada vez menos apoios.

O fundo começou com uma verba de 210 mil euros, que Miguel Guimarães classifica como "relativamente pequena", mas vai funcionar como o já existente fundo de solidariedade, de forma independente, com uma comissão executiva própria e com um regulamento nacional.

O objetivo é ajudar os médicos com necessidades de formação, uma intenção que o bastonário tem defendido ao longo do primeiro ano do seu mandato.

Miguel Guimarães tem afirmado que considera essencial a formação contínua dos médicos e já tinha anteriormente anunciado que a Ordem estava a estudar uma forma de implementar bolsas e ferramentas de apoio à formação médica.

No programa da sua candidatura a bastonário, cujas eleições ocorreram há um ano, o incentivo à formação médica contínua constava como uma das medidas, bem como a demonstração regular de competências e conhecimentos médicos, sem necessidade de prestação de mais avaliações ou provas públicas.

Uma "bolsa de apoio à formação dos jovens médicos (internos da especialidade) para participação em cursos de elevado valor científico e diferenciação (...) ou para apresentação de trabalhos científicos em congressos nacionais ou internacionais" era outra das medidas apresentada na carta de compromissos do atual bastonário.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.