Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"2017 foi o pior ano deste século em termos de natalidade"

Na opinião de Miguel Sousa Tavares "é absolutamente urgente que o Governo largue os clientes que fazem mais barulho" e que direcione a atenção "para o Interior do país", criando inclusive medidas para fazer regressar os que emigraram em tempos de crise.

"2017 foi o pior ano deste século em termos de natalidade"
Notícias ao Minuto

21:43 - 22/01/18 por Filipa Matias Pereira

País Miguel Sousa Tavares

Os números do desemprego e da natalidade estão interligados? Para Miguel Sousa Tavares sim. No seu habitual espaço de comentário na antena da SIC, o escritor sustentou que “enquanto os indicadores do emprego são bons -  número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 16,3% em dezembro de 2017 -, os da natalidade são catastróficos”. Este foi, aliás, “o pior ano deste século em termos de natalidade. Perdemos 24 mil habitantes no ano passado”, revelou.

Olhando especificamente para os números do desemprego, verificamos que “a recuperação que tem vindo a ser feita é muito positiva, porém reflete-se menos na criação de emprego jovem. Ou seja, os jovens têm maior dificuldade de entrar ou de reentrar no mercado de trabalho. E se a esta realidade juntarmos todos os [jovens] que emigraram nos tempos de crise temos uma situação altamente preocupante”.

Isto significa, defendeu, que “temos um país envelhecido, sem gente nova e um mercado de trabalho que não poderá responder pelas pensões de reforma”.

Para contrariar este cenário, “é absolutamente urgente que o Governo largue os habituais clientes que mais barulho fazem, nomeadamente os setores corporativos que têm mais voz, e vire a atenção para o Interior do país e [para] os jovens. Temos de fazer regressar ao país os jovens que tiveram de emigrar por causa da crise", vincou Sousa Tavares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório