Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

"Engenheiro Manuel Vicente não comparece porque não pode"

Rui Patrício, advogado de Manuel Vicente e Armindo Pires, fez algumas declarações ao jornalistas, esta segunda-feira, pouco antes do início do julgamento no Juízo Central Criminal, no Campus da Justiça. O causídico desmente que o ex-vice-Presidente de Angola queria fugir ao processo.

"Engenheiro Manuel Vicente não comparece porque não pode"
Notícias ao Minuto

09:43 - 22/01/18 por Anabela de Sousa Dantas

País Operação

Um dos principais arguidos da Operação Fizz não estará presente, esta sexta-feira, no arranque do julgamento. Confrontado com as questões dos jornalistas, no Campus de Justiça, o advogado de Manuel Vicente (e do empresário Armindo Pires) sustenta que o ex-vice-Presidente de Angola não está a fugir à justiça ao fazer uso da imunidade que lhe foi concedida.

"O Engenheiro Manuel Vicente não comparece porque não pode. Seja a imunidade de direito internacional, seja a imunidade da constituição angolana, não estão na disponibilidade e na vontade do doutor Manuel Vicente, são assuntos de Estado", afirmou Rui Patrício.

O advogado prosseguiu dizendo que, por isso, o seu cliente "não pode" estar presente. "Isso é muito importante que fique claro. A imunidade não é vontade do próprio, não é privilégio do próprio, não é prerrogativa do próprio, é um assunto de Estado. Naturalmente, não pode prescindir", sublinhou.

Questionado sobre se Manuel Vicente estaria a fugir à justiça, o causídico foi perentório: "Não está a fugir à justiça, nunca fugiu".

O advogado do ex-vice-Presidente de Angola disse ainda que lhe parece inevitável a separação dos processos. Questionado pelos jornalistas, Rui Patrício afirmou: "O que nos parece inevitável é a separação dos processos".

O procurador Orlando Figueira, que chegou pouco depois ao Campus de Justiça, voltou a afirmar a sua inocência e diz que prestará declarações mais tarde. Orlando Figueira é acusado de corrupção passiva, branqueamento de capitais e violação de segredo de justiça.

O julgamento da 'operação Fizz', que começa esta sexta-feira no tribunal da comarca de Lisboa, tem como arguidos o ex-vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, o ex-procurador Orlando Figueira, o advogado Paulo Blanco e o empresário Armindo Pires. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório