Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Seixal: GNR 'apanha' condutor com tacógrafo adulterado

Veículo pesado foi apreendido pelas autoridades.

Seixal: GNR 'apanha' condutor com tacógrafo adulterado
Notícias ao Minuto

10:17 - 19/01/18 por Melissa Lopes

País Fiscalização

O Comando Territorial de Setúbal deteve no Seixal, no passado dia 16, terça-feira, um homem por circular num veículo pesado de mercadorias com o tacógrafo adulterado. A detenção foi feita no âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária.

Durante essa fiscalização, explica a GNR em comunicado, foi possível averiguar que veículo circulava com o tacógrafo adulterado, utilizando para o efeito um dispositivo magnético com o intuito de viciar os dados de controlo. Tal representa um crime de “falsificação de notação técnica, levando à apreensão do veículo pesado de mercadorias”.

O condutor foi detido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

Para melhor compreensão do que está em causa, a GNR explica que um tacógrafo é precisamente um aparelho de controlo destinado a ser instalado a bordo dos veículos para indicação, registo e memorização automática ou semiautomática de dados sobre a marcha desses veículos, assim como sobre tempos de condução e de repouso dos condutores.

Este aparelho pode ser analógico ou digital, equipando em regra os veículos pesados de mercadorias e de passageiros em circulação, não só em território nacional, mas também em todo o território regulado por acordos multilaterais do Espaço Europeu.

A GNR alerta, por isso, para a gravidade destes ilícitos, em que a manipulação e viciação dos tacógrafos constitui uma prática de risco no ambiente rodoviário, resultando numa clara violação das regras de segurança, no que concerne aos limites de tempo de condução, períodos mínimos de repouso para os condutores e cumprimento dos limites de velocidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório