Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mostra de obras em madeira e chifre apresentada em Estremoz

Uma exposição de peças de arte popular em madeira e chifre do artesão Joaquim Carriço, conhecido por mestre Rolo, abre no sábado em Estremoz, no distrito de Évora, divulgou hoje o município.

Mostra de obras em madeira e chifre apresentada em Estremoz
Notícias ao Minuto

19:30 - 18/01/18 por Lusa

País Exposição

Intitulada 'Mestre Rolo - Tesouro da Arte Popular de Estremoz', a mostra, composta por dezenas de peças, vai estar patente ao público até ao dia 31 de março, na Galeria D. Dinis, na cidade alentejana.

O Museu Municipal de Estremoz tem, no seu acervo e em exposição permanente, uma coleção deste artesão, que doou ao espaço museológico, há um ano, o que ainda tinha guardado, por "estima e recordação" da sua produção.

São as 22 peças oferecidas e outras de doações de particulares e do acervo do museu que integram a exposição.

Joaquim Carriço, nasceu em 1936, na Aldeia de Cima, freguesia da Glória, concelho de Estremoz, onde residiu até 2017, ano em que decidiu dar entrada num lar.

O artesão cedo sentiu curiosidade por trabalhar a madeira e outros materiais, realizando objetos a que dava "pouca importância". Mais tarde, reconheceu, tomou consciência do "valor cultural da sua produção e apurou-a".

"O trabalho em chifre é o que mais o motiva pela qualidade, duração e acabamento que proporciona. Apesar do corno ser um material ordinário, permite contudo trabalhos, graças ao tratamento e acabamento a que é sujeito, de grande qualidade e beleza", explicou.

São da autoria deste artesão as réplicas dos Bonecos de Santo Aleixo, marionetas tradicionais do Alentejo, atualmente utilizadas nos espetáculos do Centro Dramático de Évora (Cendrev).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório