Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Trabalhadores da antiga Triumph entregam 'lingerie' ao Governo

Os trabalhadores da antiga Triumph deslocam-se hoje à Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, para entregar simbolicamente uma peça de 'lingerie' e apelar para que o Governo intervenha e evite o encerramento da fábrica.

Trabalhadores da antiga Triumph entregam 'lingerie' ao Governo
Notícias ao Minuto

06:14 - 18/01/18 por Lusa

País Protestos

A iniciativa, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Curtumes do Sul, vai decorrer a partir das 11h30 e contará com uma ação paralela na Baixa de Lisboa, disse a sindicalista Mónica Antunes na quarta-feira à agência Lusa.

"Esta será mais uma forma de luta destas trabalhadoras porque o protesto não pode ser sempre aqui, à porta da fábrica. Vamos distribuir panfletos para a Rua Augusta [em Lisboa] e vamos ao Conselho de Ministros pedir uma resposta", explicou.

A sindicalista referiu que as trabalhadoras vão levar consigo uma peça de 'lingerie' para entregar aos ministros e que esperam poder ser recebidas.

A fábrica da antiga Triumph (de roupa interior feminina), sediada na freguesia de Sacavém, concelho de Loures, foi adquirida no início de 2017 pela TGI-Gramax e emprega, atualmente, 463 trabalhadores.

No entanto, em novembro, a administração da empresa comunicou aos trabalhadores que iria ocorrer um processo de reestruturação, que previa o despedimento de 150 pessoas.

Em 05 de janeiro, depois de tomarem conhecimento de que a administração tinha iniciado um processo de insolvência, os trabalhadores começaram uma vigília à porta das instalações para impedir a saída de material da fábrica.

Durante esse tempo, deputados, autarcas e sindicalistas deslocaram-se às instalações da antiga Triumph para levar mantimentos e demonstrar solidariedade.

Entretanto, na terça-feira, o ministro da Economia, Caldeira Cabral, disse esperar que se encontre uma "solução" para a Têxtil Gramax, admitindo a existência de interessados na fábrica, mas caso não seja possível "que, pelo menos, se acautele os direitos dos trabalhadores".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório