Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Fim dos pratos, talheres e copos de plástico à vista?

Esse é, pelo menos, o objetivo do Partido Ecologista Os Verdes.

Fim dos pratos, talheres e copos de plástico à vista?
Notícias ao Minuto

19:01 - 17/01/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Ambiente

É usual utilizar-se copos, talheres e pratos de plástico em festas, seja em eventos privados ou públicos. E o mesmo se passa com as máquinas automáticas de fornecimento de água, café ou outras bebidas quentes.

Tendo em conta que estes utensílios são feitos à base de petróleo, o Partido Ecologista Os Verdes quer proibir a sua comercialização e, para isso, entregou na Assembleia da República um projeto de lei para esse efeito que será discutido em plenário já no próximo dia 2.

A urgência desta medida, explica o PEV em comunicado, prende-se com o facto de “vivermos numa sociedade cada vez mais inundada de objetos descartáveis e de consumo rápido, que lança diariamente milhares de toneladas de resíduos não biodegradáveis para o meio ambiente, o que resulta em níveis de poluição descontrolados e bastante preocupantes”.

Quanto ao plástico, o partido explica que “tarda em degradar-se, podendo na maioria dos casos permanecer durante décadas ou mesmo séculos, invadindo o ambiente e os ecossistemas”. Esta invasão acaba por chegar aos alimentos dos humanos, pois o plástico divide-se em microplásticos com diâmetros inferiores a cinco milímetros que “entram na cadeia alimentar”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório